Notícias

6/recent/ticker-posts

Contas falsas dominam interações favoráveis à Elon Musk nas redes sociais, revela pesquisa

 

Divulgação

O embate entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e o bilionário sul-africano Elon Musk virou alvo de uma pesquisa que aponta uma quantidade elevada de contas consideradas falsas impulsionando o posicionamento do magnata da tecnologia contra o membro da corte brasileira.

Realizada pelo Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (Netlab), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a pesquisa analisou postagens no X entre os dias 8 e 9 de abril, mapeando cerca de 90 mil posts, revelando que a comunidade online em torno de Elon Musk está dividida em dois grupos distintos: aqueles que o apoiam e aqueles que o criticam. 

O estudo analisou a atividade nas redes sociais relacionadas ao bilionário e descobriu que os perfis que republicam o conteúdo de Musk possuem uma maior proporção a serem considerados como ‘contas falsas’, enquanto aqueles que o criticam com mais frequência são contas autênticas.

A proporção de contas consideradas autênticas é de 46,24%, enquanto a porcentagem de robôs é de 53,68% e outros 0,08% não foram categorizadas. Já a comunidade oposta tem como maioria perfis autênticos: 55,85%, contra 44,15% contas classificadas como robôs.

Entre os perfis autênticos que apoiam Musk estão os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Marcel Van Hattem (Novo-RS). Já entre os maiores impulsionadores da rede contrária ao empresário estão o Sleeping Giants Brasil, a primeira dama Janja e o influenciador digital Felipe Neto.

 Cadastrado por Marco Dias

Postar um comentário

0 Comentários