Notícias

6/recent/ticker-posts

Bahia ganha Delegacia de Combate à Corrupção; saiba como vai funcionar

 

Alberto Maraux/ Ascom SSP

A Bahia ganhou, nesta sexta-feira (29), mais uma especializada: Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor), instituída por decreto publicado no Diário Oficial do Estado. A unidade da Polícia Civil vai atuar contra crimes praticados por meio de contratações prejudiciais ao erário público.

A Deccor, que tem como titular a delegada Larissa Laje, é vinculada à Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Ceccor/LD), do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DRACO).

A nova Delegacia também terá a colaboração da Delegacia dos Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap) e do Núcleo de Repressão e Combate à Lavagem de Dinheiro e Recuperação de Ativos, do Draco.

A criação da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção faz parte da maior reestruturação da Segurança Pública na Bahia, que teve início em 2023, e se junta a outras estruturas recém-criadas que proporcionam o desempenho das atividades operacionais e administrativas da polícia judiciária baiana de forma mais moderna e adequada à realidade atual.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, o decreto faz parte da reestruturação das forças de segurança, iniciada no ano passado. “A criação dessa nova unidade especializada da Polícia Civil, a Deccor, nos ajudará nas investigações de lavagem de dinheiro,  de combate ao desvio no erário público e também em investigações de corrupção de agentes públicos”, pontuou Werner.

Já a delegada-geral, Heloísa Campos de Brito, destacou que a criação de uma delegacia especializada para o combate à corrupção é mais uma conquista para a sociedade baiana e para a Polícia Civil. “Essa delegacia vai estar focada nos crimes contra a corrupção de um modo geral, mas, principalmente, na recuperação e bloqueio de ativos que são decorrentes de atividades ilícitas”,disse.

A nova estrutura da Polícia Civil da Bahia já contempla a criação de outras unidades e departamentos, entre eles a Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF), a primeira do Brasil, que substituiu o antigo Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos (Gemacau).

  Redação BNews

Postar um comentário

0 Comentários