Divulgação/Receita Federal |
Cerca de 3,9 mil servidores clandestinos de TV boxes foram bloqueados durante o ano de 2023. Para alcançar esse número, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou 52 operações. Os dados integram o balanço mais recente divulgado pela agência, nesta quinta-feira (14).
A posse de uma TV Box não homologada é considerada crime, já que quem compra esse produto acessa, de forma gratuita, conteúdo da TV por assinatura ilegalmente. Juntamente com isso, os usuários que acessam esse tipo de equipamento colocam em risco a segurança de seus dados.
Por ano, o impacto da pirataria na TV paga pode alcançar R$ 15 milhões, conforme estimado pela Associação Brasileira de Televisão por Assinatura. Dessa maneira, a Anatel deseja ampliar as ações de bloqueio em 2024. Existe a meta de que, atualmente, entre 5 e 7 milhões de aparelhos ilegais estejam em uso no Brasil.
Como estratégia, o órgão regulador pretende realizar bloqueios de sinais das TV boxes ilegais durante os finais de semana e nas transmissões de grandes eventos.
Pedro Moraes
0 Comentários