Notícias

6/recent/ticker-posts

Racismo: denúncias dentro do governo federal cresceram 94% em 2023

 

Pixabay

Denúncias de racismo dentro do governo federal cresceram 94% nos primeiros cinco meses de 2023, ano do tereiro mandato do presidente Lula (PT). No total, já foram registradas 394 ocorrências, 94% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o portal Metrópoles, com dados da Controladoria-Geral da União (CGU), a média é de três denúncias por dia. Anteriormente, até fevereiro, a média era de duas notificações por dia.

Segundo o levantamento, os órgãos onde mais foram relatadas denúncias foram o Departamento de Polícia Federal (DPF), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Polícia Federal - 29
Ministério da Mulher - 28
INSS - 19
Ministério da Educação e Ministério dos Direitos Humanos - 16
Universidade Federal de Minas Gerais e Ministério do Trabalho e Previdência - 13
Presidência da República, Controladoria-Geral da União e Ministério da Saúde - 10

Desde o início do último governo, sob gestão do ex-presidente Jair Bolsonro (PL), e os cinco meses do atual governo, foram registradas 2.646 denúncias de racismo. Desse total, 1.922 foram concluídas e 658 foram arquivadas. O ápice de casos foi no ano de 2020, no governo Bolsonaro; entre janeiro e maio daquele ano, foram registradas 675 denúncias.

Cadastrado por Eduardo Dias

Postar um comentário

0 Comentários