Notícias

6/recent/ticker-posts

Mauro Cid usou mais uma cidade pra fraudar cartão de vacinação

 

Divulgação 

Mais uma cidade envolvida na fraude dos cartões de vacina. Dessa vez Campos dos Goytacazes (RJ) foi o município escolhido pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do então presidente Jair Bolsonaro. Segundo o UOL, há registros falsos de vacina feitos em nome das filhas de Cid. O prefeito de Campos dos Goytacazes é Wladimir Garotinho, filho de Anthony e Rosinha Garotinho.


Até o momento, a Polícia Federal tinha descoberto a ação de Cid para obter certificados falsos de vacina em Cabeceiras (GO) e Duque de Caxias (RJ), onde se concentrou a maior parte do esquema.

O secretário de saúde do município, Paulo Hirano, disse que tomou conhecimento do caso ainda no ano passado e que determinou que os dados não fossem registrados. Cid foi preso em operação deflagrada no dia 3 de maio. Além dele, foram presos João Carlos Brecha, secretário de Governo de Duque de Caxias apontado como responsável por inserir os registros falsos feitos na cidade, e outras quatro pessoas.

As doses teriam sido aplicadas na Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes, em datas muito anteriores ao dia do registro: 06/08/2021, 06/12/2021, 12/07/2022 e 06/12/2022. No caso de dados verdadeiros, o padrão é que sejam informados ao Ministério da Saúde nos dias seguintes à aplicação.


No dia seguinte do registro, 15 de dezembro de 2022, todas as sete doses nas filhas de Cid supostamente aplicadas em Campos dos Goytacazes foram deletadas do sistema do Ministério da Saúde. Já no dia 17 de dezembro, foram registradas as vacinas de Cid e filhas em Duque de Caxias. Dessa vez, os dados não foram apagados.

Cadastrado por Bernardo Rego

Postar um comentário

0 Comentários