Notícias

6/recent/ticker-posts

SAJ: Câmara de Vereadores, com participação da Prefeitura, realizou Audiência Pública sobre autismo

 

Audiência aconteceu na manhã da última terça-feira (04)

 A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus participou, através da representação da secretária de saúde, Ariana Castro e da secretária de educação, Maria Renilda Barreto, na manhã da última terça-feira (04), de uma Audiência Pública sobre o autismo, realizada na Câmara de Vereadores, após solicitação da Vereadora Tia Adriana. Compuseram a mesa da sessão: os vereadores, Tia Adriana, Chico de Dega, Dalva Mercês, Cristiano Sena, Cuiuba e Ito, além do deputado estadual, José de Arimateia, e representantes de Conselhos e Institutos que trabalham diretamente com a causa.

 Intuito da sessão foi, junto aos órgãos públicos e à sociedade, debater sobre este importante tema e buscar soluções para que os autistas e familiares de Santo Antônio de Jesus possam ter uma melhor qualidade de vida.

 Para a vereadora Tia Adriana, proponente da audiência, discutir como melhorar a qualidade de vida dos autistas e das suas famílias é papel de todos. “Foram convidadas diversas secretarias, mães e pais de autistas e a sociedade civil, para que juntos possamos encontrar soluções. Na audiência de 2022, nós encaminhamos projetos que hoje se tornaram leis, como por exemplo, o estacionamento com prioridade para pais de autistas, e o projeto de saúde bucal voltado para o público autista. Desta audiência acredito que sairão novos e importantes projetos”, explicou a vereadora.

 A secretária de educação, Maria Renilda Barreto, falou sobre as ações da gestão para facilitar a integração dos autistas no ambiente escolar. “Quando assumimos a gestão, os cuidadores eram estagiários, nós realizamos um processo seletivo, e estes selecionados passam por cursos para acompanharem as crianças. Nós estamos acompanhando as famílias de forma individualizada, pois cada uma tem a sua necessidade, cada caso é particular. Em parceria com a secretaria de saúde, hoje já temos uma neuropediatra e uma equipe multidisciplinar para o atendimento destas crianças. Temos dentro da SME cerca de 60 professores especialistas em transtorno do espectro autista. E seguiremos abertos ao diálogo e buscando meios para melhorar a vida destas pessoas”, finalizou a secretária.

 Ascom PMSAJ

Postar um comentário

0 Comentários