Notícias

6/recent/ticker-posts

Número de testes positivos de dengue triplicou no Brasil em 2023, diz levantamento

 

Agência Brasil

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) atesta que o número de testes positivos de dengue triplicou no Brasil do início do ano até março. O resultado dos testes sai de forma rápida.


Para a confirmação existem dois tipos principais de exames, o antígeno, indicado para quem está entre o primeiro e quinto dia de sintomas. Sorológico IGG e IGM: feitos em quem está entre o sexto e décimo quarto dia de sintomas. As informações são do Jornal Hoje.

De acordo com a Abramed, foram realizados 4.564 exames na primeira semana do ano. Em 1210 testes, a doença foi confirmada, o que significa um percentual de 26% de casos positivos. Quase três meses depois, foram feitos 11.514 exames, sendo 3.885 positivados, o que representa um aumento do índice para 34%.

"Não surpreende porque vivemos uma temporada de chuvas com acúmulo de água. Lembrando que sempre é preciso cuidar dos depósitos de água, já que o mosquito se reproduz em águas limpas", explicou o presidente do Conselho de Administração da Abramed, Wilson Shcolnik.


O Ministério da Saúde já cataloga quase 643 mil casos prováveis de dengue entre janeiro e o começo de abril deste ano. Este número representa um aumento de 29% na comparação ao mesmo período do ano passado.

Cadastrado por Bernardo Rego

Postar um comentário

0 Comentários