Notícias

6/recent/ticker-posts

Com ajuda da Interpol, PF mira grupo que lavava dinheiro para o tráfico na BA e em outros estados

 

Divulgação / PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (12), a Operação Match Point, que investiga um grupo criminoso especializado em lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. Na Bahia, são cumpridos três mandados de prisão preventiva em localidades não informadas. Ainda no estado baiano, os agentes também cumprem três mandados de busca e apreensão no município de Porto Seguro.

Entre os líderes da organização criminosa há um cidadão islandês residente no Brasil, já anteriormente investigado pela Polícia Federal e pela polícia da Islândia. Para a realização da operação, a Polícia Federal efetuou cooperação internacional com a Itália, por meio da Interpol, e com a Islândia, em coordenação com os escritórios de ligação junto à Europol. Houve, ainda, autorização judicial para o acompanhamento da deflagração da operação por representantes da polícia da Islândia.

No total, 250 policiais cumprem 49 mandados de busca e apreensão e 33 mandados de prisão preventiva em mais nove estados do país. Também foi realizado o bloqueio de contas bancárias de 43 pessoas físicas, sequestro de 57 bens imóveis e de diversos veículos e embarcações. Os bens sequestrados pela PF podem superar a cifra de R$ 150 milhões.

O grupo criminoso
A organização criminosa se subdividia em duas grandes células, com ramificações em várias cidades do país, em especial nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Durante investigações, a Polícia Federal, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar de Santa Catarina, efetuou sete prisões em flagrante, apreendendo cerca de 65 quilos de cocaína e 225 quilos de skunk. 

Crime cometidos
Entre os crimes apurados até o momento estão a lavagem e ocultação de bens, organização criminosa e tráfico internacional de drogas com associação ao tráfico. As penas cumuladas desses crimes podem chegar a mais de 40 anos de prisão.


Localidades dos mandados e apreensões

Mandados de prisão preventiva: 33 em seis estados
SC (7)
SP (11)
RJ (6)
MG (5)
BA (3)
CE (1)

Mandados de busca e apreensão: 49 em nove estados
SC (10) - 10 Florianópolis
SP (13) - 4 Campinas, 3 Limeira, 2 São Paulo, 1 Hortolândia, 1 Piracicaba, 1 Sumaré, 1 São Pedro
RJ (12) - 8 Rio de Janeiro e 4 Niterói
MG (6) - 3 Belo Horizonte, 2 Montes Claros e 1 Contagem
BA (3) - 3 Porto Seguro
PB (1) - 1 Cabedelo
RN (2) - 1 Tibau do Sul e 1 Parnamirim
PE (1) - 1 Recife
GO (1) - 1 Goiânia

Redação BNews

Postar um comentário

0 Comentários