Notícias

6/recent/ticker-posts

Universidade de Pernambuco recruta doadores de corpos; entenda

 

Reprodução / Google Street View 

Cadáveres humanos usados como objetos de estudo em projetos de pesquisa e aulas de anatomia estão em falta para os alunos e pesquisadores dos cursos de saúde da Universidade de Pernambuco (UPE). Por causa disso, a instituição está recrutando pessoas para se declararem doadoras de corpos em vida.

Ao g1, um dos coordenadores do Programa de Doação de Corpos da universidade, o professor Edivaldo Xavier, disse que o número de cadáveres recebidos pela instituição vem diminuindo nos últimos anos.

Segundo Xavier, atualmente cerca de 1.500 estudantes estão matriculados nos cursos de saúde oferecidos nos campi da UPE no Recife e em Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada e Petrolina, e não há material cadavérico para todos as turmas. Por isso, no lugar dos corpos, são utilizados bonecos de plástico.

“Todos os corpos chegam pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB), de onde são distribuídos. Pelo quantitativo de entrada, que é muito pouco, acaba faltando o envio dos cadáveres para esses campi com frequência”, explicou o professor.

Como doar

Quem tiver interesse em se declarar como doador de corpo em vida pode procurar o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Anatomia Humana (Labepah), localizado no prédio do Instituto de Ciências Biológicas da UPE, no bairro de Santo Amaro.

Depois disso, é necessário:

Preencher um formulário de inscrição;

Assinar os termos de intenção e de consentimento em doar o corpo (os documentos também devem ser assinados por duas testemunhas);

Levar os papéis a um cartório para fazer o registro da documentação;

Retornar ao laboratório e entregar as guias dos documentos registrados com a cópia de um documento de identidade.

Atualmente, a pessoa que se disponibilizar para doar o próprio corpo para a pesquisa científica deve estar ciente de que poderá não passar por enterro ou cremação depois que morrer.

Cadastrado por Edvaldo Sales

Postar um comentário

0 Comentários