Notícias

6/recent/ticker-posts

Por que os huskies são escandalosos? Especialista explica

 

Ilustrativa / Pixabay

Os huskies siberianos são conhecidos por ser uma raça de cachorros que se originou na Sibéria, criados em uma comunidade chamada Chukchi. Os huskies também já foram chamados de "cães trenó", devido ao trabalho que realizavam de carregar cargas e pessoas em trenós pelas nevascas do país. Além de sua energia remarcável, inteligência e lealdade ao tutor, essa raça é conhecida, principalmente, por uma característica peculiar, a forma como são extremamente escandalosos.

Ao BNews Pet, o especialista em comportamento animal e adestrador, Zenildo Prazeres, conhecido como Dr. Z, contou que o nome huskie é derivado da língua francesa e significa “cão rouco", que faz referência justamente aos uivos constantes que a raça reproduz.

Ainda sobre essa característica marcante nos huskies siberianos, o especialista disse que esses uivos excessivos se dão devido ao passado dos cachorros. Juntamente à tarefa originária, esses cães foram preparados e o fato de sua linhagem ser mais próxima dos lobos, os huskies acabam reproduzindo certos comportamentos, como o uivar, como uma forma de se expressar.

 “Esse é um cão bastante expressivo, ele sente a necessidade", comentou o adestrador explicando que o uivado era frequentemente utilizado pela raça para agrupar a sua matilha ou de procurar algum de seus medos que esteja afastado. E também para sinalizar a ausência de algum membro da matilha, mostrando os traços genéticos que compartilham com os lobos.

De acordo com o especialista, os huskies siberianos só foram ser reconhecidos como padrão de raça, no ano de 1930, pela Federação Cinológica Internacional(FCI), que é o órgão que regulamenta todos as raças por possuírem esse comportamento mais “selvagem” assemelhando aos lobos. 

Apesar dessa característica, os huskies são uma raça extremamente amigável, leal e sociável, sendo uma das melhores raças para fazer companhia aos tutores. “Ele é um cão independente, mas é um cão companheiro.Não é uma característica do husky ser agressivo”, avaliou Zenildo que ainda destacou que a raça não serve para trabalhar como cão de guarda, justamente pelo comportamento amigável.

Uma das características marcantes desse doguinho é que ele é o menor entre os cães nórdicos envolvidos com esse tipo de trabalho (de carga), tendo sua estatura menor e velocidade como uma das vantagens em sua locomoção.

Ainda de acordo com o especialista, essa é uma raça de cachorros que precisa estar em movimentação, pois é da natureza do cão ser mais ativo. “Quem se disponibiliza a ter um cão desses não pode mantê-lo confinado”, concluiu o adestrador.

Pronto para criar um huskie siberianos?

Natane Ramos

Postar um comentário

0 Comentários