Notícias

6/recent/ticker-posts

Crescimento do mercado de carne bovina na Bahia deixa pecuaristas otimistas

 

Arquivo/Agência Brasil  

A Bahia tem registrado um crescimento acelerado no setor da pecuária bovina. De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Faeb), somente em 2022, o estado alcançou um aumento de 20,58% no rebanho, chegando a um total de 11.755 milhões cabeças de gado.

O presidente da Faeb, Humberto Miranda, informou que perspectiva para o setor também é otimista para o novo período. “Tivemos chuvas praticamente normais em todo o estado. A pecuária baiana é muito orientada pelo clima, pois a nossa produção é de boi a pasto”, relatou ao Canal Rural.

Paralelo à evolução da pecuária bovina no cenário local, ocorre também a melhoria do setor cenário nacional, a partir da sinalização da retomada das exportações para a China nos últimos dois meses. A abertura de novos mercados para a carne bovina, como o do México, anunciada na semana passada pelo Ministério da Agricultura (Mapa) também garantiu esse avanço.

No momento, Bahia tem 297 mil estabelecimentos agropecuários com bovinos, número que representa 39% do total de propriedades rurais no estado. Ao mesmo tempo, o principal destino da carne bovina baiana são os Emirados Árabes, seguidos pelo Egito e pela Arábia Saudita. Ao todo, mais de 4 milhões de toneladas foram exportadas em 2022.

Miranda também afirma que a Bahia deve exportar muito mais carne bovina nos próximos meses, podendo alcançar também o mercado chinês, que atualmente não compra do estado. “Agora o que nós precisamos é ter frigoríficos que estejam adequados a essas exigências das portarias internacionais para que a Bahia possa se tornar, assim como Mato Grosso, Goiás e outros estados, um grande exportador de carne para esses países e para esses mercados que remuneram melhor”, relatou o presidente da Faeb.

Cadastrado por Beatriz Araújo

Postar um comentário

0 Comentários