Notícias

6/recent/ticker-posts

Após doação, mulher tenta parir com o útero do qual nasceu

 

Uma australiana de 30 anos pode realizar o sonho de ter seu segundo filho após receber um transplante de útero de sua mãe, de 54 anos.

Kirsty Bryant e sua mãe, Michelle Hayton, foram submetidas a uma cirurgia delicada, que marca o primeiro transplante bem-sucedido de útero na Austrália.

A cirurgia, que aconteceu no Royal Hospital for Women de Sidney, foi a alternativa encontrada por Kirsty, que perdeu o útero em abril de 2021 durante uma histerectomia de emergência no parto de sua primeira filha.

“Fiquei incrivelmente grata por ter uma menina feliz e saudável, mas estava muito, muito triste com a ideia de não poder ter outro filho”, confidenciou ao Channel Nine’s 60 Minutes.

A mãe de Kirsty conta que não teve dúvidas quando recebeu a proposta de sua filha. “Kirsty me ligou e disse ‘Oi, mãe. O que você acha de fazer uma histerectomia e me dar seu útero?’ e eu prontamente respondi: ‘Não tenho nenhum problema com isso'”, contou Michelle ao Channel Nine’s.

‘É um presente maravilhoso que minha mãe está me dando – ela é muito generosa e é a razão pela qual eu quis ser mãe em primeiro lugar. É incrível pensar que vou carregar um bebê no mesmo útero que cresci”, comentou Kirsty.

O procedimento, que levou cerca de 11 horas para remoção do útero de Michelle e quatro horas para que fosse colocado em Kirsty, foi realizado pela médica Rebecca Deans e pelo cirurgião sueco Mats Brannstrom, que em 2014 realizou o primeiro transplante uterino do mundo.

Apesar da cirurgia ter sido bem sucedida, houve desafios pós-operatórios, com Kirsty precisando de transfusões 24 horas após a cirurgia, quando ela sofreu uma perda significativa de sangue. “Mas ficou tudo bem”, disse Deans.

Kirsty e seu marido Nick devem começar um processo de fertilização – les têm seis embriões congelados- cerca de cinco meses após o procedimento.

Por Redação Jornal de Brasília

Postar um comentário

0 Comentários