Notícias

6/recent/ticker-posts

Kiev sofre novos ataques aéreos após bombardeios no Ano Novo

 

Foto: AFP

A capital da Ucrânia sofreu novos ataques aéreos nesta segunda-feira (2), após um fim de semana de Ano Novo marcado por bombardeios russos que deixaram pelo menos cinco mortos.

Mísseis e drones de fabricação iraniana foram lançados contra a capital e outras cidades no sábado (31), matando quatro pessoas, enquanto outra foi morta no domingo (1º) na região sul de Zaporizhzhia.

Nesta segunda, aos primeiros sinais de novo ataque, a administração militar de Kiev ordenou que os moradores fossem para abrigos.

O “sistema de defesa aérea está funcionando (…) Varandas e janelas de edifícios sofreram danos no bairro de Desnyansi”, informou Seguei Popko, responsável administrativo, no Telegram. 

“Os russos lançaram várias ondas de drones Shahed”, comentou Oelski Kuleba, chefe da região administrativa militar de Kiev, referindo-se aos drones fabricados no Irã.

“Visaram a instalações de infraestrutura crítica”, acrescentou.

A operadora de energia Ukrenergo informou que o fornecimento de luz em Kiev “está mais complicado”. “É por isso que agora há cortes de energia”, anunciou nas redes sociais. 

Quase três horas depois, a capital e a região vizinha suspenderam o alerta aéreo. 

“Vinte alvos aéreos foram abatidos”, informou a administração militar da cidade.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, relatou uma explosão nesta segunda-feira no bairro de Desnyanski, onde “um homem de 19 anos foi hospitalizado”. Mais tarde, as autoridades informaram que o jovem foi ferido por vidro que caiu de um prédio.

Os ataques russos do Ano Novo visaram a áreas centrais de grandes cidades, segundo Mikhailo Podoliak, assessor do presidente Volodimir Zelensky.

“A Rússia não tem mais alvos militares e tenta matar o maior número possível de civis e destruir instalações civis”, tuitou. 

Além dos quatro mortos, dezenas de pessoas ficaram feridas, acrescentaram as fontes.

Na Rússia, as autoridades informaram hoje que um drone ucraniano atingiu uma instalação de energia na região de Briansk, na fronteira com a Ucrânia. 

O governador regional, Alexander Bogomaz, relatou no Telegram que o ataque deixou a cidade sem luz.

Autoridades de outra região informaram que um drone de reconhecimento ucraniano foi abatido perto da cidade de Voronezh, a cerca de 180 quilômetros da fronteira.

“Desumanos”

Em 31 de dezembro, a artilharia russa atingiu uma cidade nos arredores de Kherson, onde um menino de 13 anos foi ferido. Posteriormente, as forças russas atacaram o hospital onde o menor estava internado. 

“O que o menino de 13 anos tem a ver com esses desumanos que tentaram matá-lo duas vezes?”, questionou o governador Yaroslav Yanushevitch no Telegram. 

O ataque russo danificou o hospital de Kherson e deixou a cidade e seus arredores sem energia.

Em novembro, as forças russas se retiraram de Kherson, a única capital regional sob seu controle, mas continuaram a bombardeá-la. 

A força aérea ucraniana disse que 45 drones de fabricação iraniana foram destruídos: 13 deles, abatidos na última noite de 2022, e os outros 32, depois da meia-noite.

O chefe de polícia, Andrii Nebitov, publicou no Facebook uma imagem dos destroços de um drone com a inscrição “Feliz Ano Novo” em russo.

Na região leste de Donetsk, as autoridades pró-Rússia relataram a morte de um civil na cidade de Yasinuvata como resultado de um bombardeio ucraniano.

Após uma série de derrotas militares, Moscou começou a atacar a infraestrutura energética ucraniana em outubro, deixando milhões de pessoas no frio e no escuro. 

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a justiça “moral e histórica” está do lado de seu país nesta guerra.

Já o Ministério russo da Defesa anunciou que, no sábado, atacou “instalações de defesa ucranianas envolvidas na fabricação de drones ofensivos”. 

“Conseguimos desmantelar os planos do regime de Kiev de organizar ataques terroristas contra a Rússia em um futuro próximo”, apontou.

A Rússia acusa a Ucrânia de atacar suas instalações e infraestruturas militares locais. 

Tropas russas abateram um drone na quinta-feira perto de Engels, uma base aérea estratégica russa a centenas de quilômetros da fronteira ucraniana. 

E hoje informou que o drone abatido sobre a base aérea de Engels matou três pessoas quando caiu.

É política de Kiev não assumir a responsabilidade por tais ataques.

© Agence France-Presse

Postar um comentário

0 Comentários