Notícias

6/recent/ticker-posts

Inflação estaria em 9%, se não fosse pela redução de impostos, diz presidente do BC

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, repetiu na quinta-feira, 19, que parte da desinflação ocorrida nos últimos meses decorreu do corte de impostos sobre combustíveis e energia elétrica. “A inflação estaria em 9%, e não em 5,8%, se não fosse essa redução de impostos”, respondeu, em palestra na UCLA Anderson School of Management.

Em entrevista na quarta-feira, 18, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a manutenção da Selic em 13,75% ao ano, enquanto a inflação já está rodando abaixo de 6%. Campos Neto lembrou que mesmo as autoridades monetárias de países desenvolvidos estão subindo mais os juros para conter o movimento inflacionário global.

“Entendemos que nossa taxa de juros está alta”, admitiu. “Mas não manejamos curva futura, só meta a Selic. Não ajudaria em nada cortar juro de curto prazo, porque os investimentos usam taxas de longo prazo”, completou.

Na mesma palestra, Campos Neto disse que a independência do Banco Central formalizada em lei, o que também foi criticado pelo presidente Lula, ajuda a diminuir a volatilidade do mercado.

Estadão Conteúdo

Postar um comentário

0 Comentários