Notícias

6/recent/ticker-posts

Brasileiros presos com cocaína no estômago no Líbano podem ficar presos por oito anos; entenda

 

Arquivo pessoal 

Um casal brasileiro foi preso, nesta quinta-feira (4), no Líbano, devido a suspeita de tráfico de drogas internacional no país do Oriente Médio. Por essa razão, eles podem receber uma pena de até oito anos de prisão, uma vez que o crime seja comprovado. Isso porque a região não possui acordo de extradição com o Brasil, o que implica no cumprimento da eventual condenação no território libanês, de acordo com informações da advogada Aieda Muhieddine, associada ao Instituto Kanoun de Direito Comparado Brasil-Líbano.

Os suspeitos foram identificados como Antônio dos Santos Cabral, de 26 anos, e Juliana Nunes do Nascimento, de 31, segundo informações do site "Jornal do Líbano". Eles foram capturados com cerca de 500g de cocaína no estômago, cada um, no final de dezembro. O casal morava no município de Carazinho, no Norte do Rio Grande do Sul.

Dessa forma, o casal pode ser preso por tráfico de drogas internacional, ainda conforme o site. Vale ressaltar que o tempo que o casal deve aguardar ainda é impreciso, sobretudo pela “morosidade” que a Justiça do Líbano tem atuado, assim como tem impacto a crise energética que origina ausência de luz, impactando diariamente os serviços públicos.

Há 20 anos, o Brasil e o país do Oriente Médio inclusive fecharam um acordo bilateral de extradição. Todavia, em contrapartida a ratificação pelo governo brasileiro, o documento sequer foi aprovado pela região.

"Acredito que se trabalhará mais na questão diplomática para resolver esse impasse", afirma Aieda, em entrevista ao portal g1. 

Entenda o caso

O casal de brasileiros estava desaparecido desde 18 de dezembro, depois de uma viagem de Caraizinho para São Paulo. De acordo com a Polícia Civil, os dois possuem dois anos de relacionamento. Após o filho chegar em São Paulo no dia 13 de dezembro, a mãe Claudete comentou que tentou falar com o filho após o dia 18, porém não teve retorno. 

"Eu quero tanto que ele volte. Meu filho, quem conhece ele sabe que ele não tem maldade no coraçãozinho dele. Ele é um meninão", comenta a mãe." Ele não é criminoso. Eu juro por tudo que é mais sagrado que meu filho não é criminoso, não é bandido", acrescenta.

Ainda não se sabe se o casal já deixou o Brasil com a droga ou se recebeu cocaína na escala realizada em Doha. Por causa dos riscos à saúde dos brasileiros, os suspeitos foram enviados para expelir a droga em segurança.

Cadastrado por Pedro Moraes

Postar um comentário

0 Comentários