Notícias

6/recent/ticker-posts

Apesar de bloqueios, ministro garante abastecimento de combustíveis

 

O ministro Alexandre Silveira garante o abastecimento de combustíveis no país

AGÊNCIA BRASIL / ROVENA ROSA

O MME (Ministério de Minas e Energia) informou, em nota divulgada no início da tarde desta segunda (9), que está garantido o abastecimento nacional de combustíveis. Segundo o ministro Alexandre Silveira, refinarias, terminais e bases de distribuição funcionam normalmente.

Na noite de domingo (8), na sequência dos atos de vandalismo em Brasília, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentaram bloquear a entrada da Repar (Refinaria Presidente Getúlio Vargas), em Araucária, na região metropolitana de Curitiba.

"O movimento foi reprimido pelo aparato policial de segurança", relatou o presidente do Sindipetro (Sindicato Unificado dos Petroleiros) do Paraná e Santa Catarina, Alexandro Guilherme Jorge.

A FUP (Federação Única de Petroleiros) disse, em nota, ter tomado conhecimento da “convocação de atos contra refinarias e distribuidoras, visando impedir o fornecimento de combustíveis”, ainda na noite de domingo.

Membros da entidade permaneceram em alerta a madrugada inteira, junto aos sindicatos do setor, e as invasões foram reprimidas. 

Segundo a FUP, as instalações estão funcionando normalmente, e a tentativa frustrada de bloqueio mostra quanto a Petrobras é importante e estratégica para o país, "aumentando a nossa responsabilidade de reconstrução da companhia”.

Os representantes dos petroleiros também disseram que as unidades de refino da Petrobras estão sendo monitoradas por forças de segurança, como a Polícia Militar e o Batalhão de Choque.

Até o fim da manhã desta segunda, foram mapeados pequenos grupos de manifestantes perto de refinarias e distribuidoras em São Paulo, Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, mas sem bloqueios ou impactos para a operação das unidades, afirmou a entidade.

O MME informa que tem conversado com as entidades vinculadas para garantir o abastecimento e que está monitorando o status dos protestos nessas estruturas. “Seguimos atentos e em articulação com outras pastas e estados para assegurar o suprimento. Seguiremos firmes e compromissados com a sociedade brasileira”, diz a nota.

Do R7, com agências

Postar um comentário

0 Comentários