Notícias

6/recent/ticker-posts

Fila para renovação de visto americano em São Paulo cai para 1 mês

 

Foto: Tânia Rego/Arquivo/Agência Brasil

São Paulo, SP

O tempo de espera para se apresentar no consultado em São Paulo para a renovação do visto de turista nos EUA caiu para cerca de um mês, informou o Departamento de Estado americano a Nossa, do Uol, na tarde desta sexta (23). No início de novembro, ainda segundo as autoridades do país, a fila era de 8 meses.

Os tempos de espera para algumas categorias de visto podem ser conferidos no site: https://travel.state.gov/content/travel/en/us-visas/visa-information-resources/wait-times.html


“Ressaltamos, no entanto, que o sistema é bastante ágil, e que o site apresenta uma fotografia do momento, podendo apresentar diferenças em relação ao agendamento”, acrescenta o órgão.


Durante a pandemia, os EUA deixaram de emitir autorizações de entrada não emergenciais para estrangeiros. No entanto, desde que o país, um dos destinos favoritos de brasileiros- reabriu suas fronteiras para o turismo em novembro de 2021, a enorme demanda de viajantes interessados se acumulou com pedidos pelo documento que já haviam sido realizados, mas não atendidos, o que criou longas esperas pelo visto do tipo B1/B2, para turismo.


Este tipo de visto é justamente o mais solicitado pelos cidadãos brasileiros e corresponde a 90% de todos os pedidos de entrada ao governo americano. Destes, 40% são renovações. O Departamento de Estado ainda informou que o Consulado de São Paulo é o terceiro posto que mais emite vistos no mundo.

Nos últimos dois meses, a operação do órgão na capital paulista triplicou para atender aos pedidos depois que as autoridades americanas realizaram uma “força-tarefa do setor consular”, com sete novos funcionários e inovações tecnológicas para tentar enxugar as filas.

AS FILAS EM OUTRAS PARTES DO BRASIL

No Consulado do Recife, a fila para a renovação do documento de turista é de 65 dias. Já em Porto Alegre esta espera é de 56 dias. Brasília e Rio de Janeiro disputam o cenário mais veloz da atualidade: são necessários 20 dias para o atendimento na capital federal e 23 dias na Cidade Maravilhosa.

No entanto, aquele que precisa emitir o visto e não renová-lo encontra filas muito mais longas em todas as cidades -em nenhuma o período de espera é inferior a 11 meses.

VISTO DE PRIMEIRA VIAGEM

Em São Paulo, o turista precisa esperar 491 dias -um ano e quatro meses- para realizar a entrevista no consulado que determinará se o pedido por um visto será aprovado ou não. No Rio, o compromisso demora 437 dias ou cerca de um ano e mais dois meses e meio.

Brasília fica em terceiro nas longas esperas para a entrevista: são necessários 399 dias ou um ano e um mês. Já em Porto Alegre, o período é de 352 dias (11 meses e três semanas) e, em Recife, é de 332 dias ou cerca de 11 meses.
O brasileiro é o quinto turista no mundo todo que mais visita os Estados Unidos, ainda de acordo com o Departamento de Estado, atrás apenas dos britânicos, indianos, alemães e franceses.

Vistos de outras categorias, como de estudo ou trabalho, têm fila bem mais curta -com espera entre dois e 15 dias.

POR QUE RENOVAÇÕES SÃO MAIS RÁPIDAS?


O processo é mais ágil porque, atualmente, o Departamento de Estado não exige entrevista na Embaixada ou Consulado para quem quer renovar o visto. O agendamento, portanto, é marcado para a entrega os documentos no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).


A devolução do passaporte com o documento após este trâmite, no entanto, pode levar algumas semanas. Por isso, é preciso se programar antes de marcar a viagem.


São consideradas renovações os pedidos de vistos B1/B2 em que há um visto anterior vencido há até 48 meses. Em 2022, a Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil emitiram mais de 825 mil vistos de turismo.
O Departamento de Estado anunciou ainda a contratação de outros treze oficiais consulares que devem chegar até o meio de 2023.
“Esperamos reduzir também o tempo de espera para agendamento de vistos novos”, comentou o órgão em nota.

Por FolhaPress

Postar um comentário

0 Comentários