Notícias

6/recent/ticker-posts

Divórcios em cartório caem 8% na Bahia; entenda possíveis causas da queda

 

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O fim do isolamento social causado pela Covid-19 e o retorno das famílias à normalidade de suas rotinas de trabalho e estudo podem ser algumas das razões da queda do número de divórcios realizados em Cartórios de Notas.

O indicador havia atingido crescimento recorde durante a pandemia, mas caiu 8,1% nos 11 primeiros meses de 2022 em comparação ao ano passado.

Em números absolutos foram 2.501 divórcios em Cartórios de Notas entre janeiro e novembro deste ano, abaixo de 2.720 em 2021, justamente no ano que marcou o auge da pandemia no estado, e que obrigou a adoção de medidas de isolamento social por boa parte dos governos em território nacional. Os meses com maiores quedas foram novembro, janeiro e agosto.

Os dados são da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec), base de dados administrada pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) e que reúne as informações dos 8.354 Cartórios de Notas do país, responsáveis pelos atos de escrituras públicas, procurações, testamentos, atas notariais, autenticações e reconhecimento de firmas.

"A pandemia foi um fator decisivo para encerrar as relações que já não estavam tão bem. Com a necessidade do isolamento social, essas relações foram se estreitando e piorando com o convívio diário dos casais. A diminuição desses atos nos Cartórios de Notas é o reflexo das medidas de flexibilização adotadas pelos órgãos públicos já que mais da metade da população está vacinada", diz o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA), Giovani Gianellini.

Na comparação entre os 11 primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2020, primeiro ano da pandemia na Bahia, quando foram registrados 2.155 divórcios, houve crescimento de 16,1%. Por sua vez, entre o primeiro e o segundo ano da crise sanitária, houve crescimento de 26,2% nas dissoluções de casamento no estado.

Cadastrado por Daniel Brito

Postar um comentário

0 Comentários