Notícias

6/recent/ticker-posts

ENEM 2022: Confira dicas para mandar bem no dia da prova

 

Divulgação

Neste domingo (20), os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) resolvem as questões de matemática e de ciências da natureza, que englobam química, física e biologia. Ao todo, serão 90 questões objetivas. A aplicação terá cinco horas de duração. Na véspera da prova, a maioria dos estudantes é tomada pela ansiedade. Os questionamentos se multiplicam: o que fazer? O que comer? Enfiar a cara nos livros? Virar a noite estudando? Relaxar? Com intuito de ajudar aos participantes do Exame a responder essas e outras dúvidas, o BNews ouviu especialistas e separou dicas sobre o que fazer um dia antes do Enem.

O professor de física, Thalisson Andrade, explica que na véspera da prova o recomendável é a pessoa tentar abstrair a tensão, desenvolvendo atividades que lhe proporcionem descontração. "Depende muito do gosto pessoal, mas pode assistir a um filme ou série, fazer uma caminhada, meditar, se conectar com a sua espiritualidade ou religião", sugere o docente que é especialista em Enem e vestibulares. 

Para ele, é indispensável estar bem fisicamente. "Para isso, um sono reparador será essencial", frisa. Em relação a alimentação, o professor que já tem longos anos de estrada em provas do Enem, a dica é se  manter bem hidratado e levar um lanche para os momentos em que a fome apareça. "Sabemos que não é nada fácil encarar a maratona que é o Enem, então o candidato precisa ficar bem preparado", frisou o professor.

Para te ajudar nessa missão, o BNews listou algumas sugestões para você saber como se preparar na véspera do exame e fazer uma boa prova; Confira:

1. Fique atento a sua alimentação

Opte por alimentos mais leves, como verduras, frutas e vegetais. Além disso, não coma nada que você não está habituado a comer. Afinal, você não quer correr o risco de passar mal bem no dia da prova. Alimentos nutritivos prepararão seu corpo para a maratona de provas do dia seguinte.

2. Não passe debruçado nos livros

Um dia antes do Enem, prefira não estudar ou, no máximo, revise alguns tópicos. Como você já está em um momento de ansiedade, pode achar que não sabe algum ponto importante ou que tem muitas dúvidas, o que pode gerar ainda mais ansiedade e angústia. Se você já estudou e se preparou durante meses, com certeza tem o conteúdo que precisa em mente. Portanto, sinta-se seguro!

3. Relaxe

Seu cérebro precisa descansar para funcionar muito bem na hora da prova. Por isso, use o seu tempo na véspera do Enem para relaxar! Você pode ver uma série ou filme que gosta ou escutar suas músicas favoritas, por exemplo. Sob emoções negativas, podemos ter interferências no processo de memória e atenção. Então, evite situações que te deixam estressado e tente deixar o dia anterior ao Enem o mais tranquilo possível.

4. Durma bem

Na noite antes do Enem, o ideal é que você durma um sono reparador. O que é isso? É um sono que te descansa de verdade, que prepara seu cérebro para receber mais informações e que armazena corretamente as informações anteriores. O tempo do sono reparador pode variar de pessoa para pessoa, sendo que, para a maioria, costuma ser 8 horas por noite. Além do tempo que você precisa dedicar, é importante que você esteja atento às condições de luz, temperatura e ruídos no seu quarto. Um lugar silencioso, mais escuro e com clima agradável sempre ajuda na hora de dormir!

5. Organize o seu material

 Na véspera dos provas, confira o seu material. Ter tudo organizado com antecedência para sair sempre torna o dia mais tranquilo, Conferiu o tipo de caneta que deve levar? Separe o seu documento de identificação, um lanchinho leve e água para beber durante a prova! Um dia antes ainda é tempo caso precise sair para comprar algum desses itens. Se organize que dará tudo certo!

6. Algum exercício físico
Uma boa dica sobre o que fazer um dia antes do Enem é praticar algum exercício físico, mas sem exagerar na dose. Uma caminhada ou andar de bicicleta, por exemplo, pode te auxiliar a reduzir a ansiedade, graças à produção de endorfina, que é um hormônio que gera sensação de recompensa e bem-estar no organismo.

7. Confira o local de prova
Parece uma dica óbvia, mas na correria do momento, muita gente acaba se esquecendo de conferir qual é o local de prova do Enem. Então, já imprima o seu Cartão de Confirmação e busque saber qual é o melhor trajeto da sua casa até o local. Veja quanto tempo você deve levar, considerando questões como o trânsito, meio de transporte, dentre outros.

Camila Vieira

Postar um comentário

0 Comentários