Notícias

6/recent/ticker-posts

Setor do turismo se conscientiza da situação ambiental e busca se adaptar

 

Divulgação // Ministério do Turismo  

O turismo, setor importante de fomento à economia em todo o mundo, está se conscientizando dos problemas ambientais e busca se adaptar, com iniciativas que vão desde evitar viagens de avião curtas e turismo de massa até respeitar áreas protegidas, como discutido na feira profissional IFTM Top Résa, organizada em Paris.

Em 2019, antes da pandemia de Covid-19, cerca de 1,5 bilhão de turistas viajaram pelo planeta, gerando US$ 1,5 trilhão em lucros, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).

Mas a pandemia, que paralisou as viagens, e os problemas climáticos tiveram um impacto brutal nos profissionais do setor de turismo, segundo o Uol. Uma área que é "muito vulnerável às mudanças climáticas e fonte de emissões de gases de efeito estufa, uma das causas do aquecimento global", reconheceu a OMT.

De acordo com um estudo da organização, publicado em dezembro de 2019 para a COP25, as emissões de CO2 do setor "devem aumentar em pelo menos 25% entre agora e 2030". "É urgente aumentar a ação climática no turismo", destacou a OMT. A Organização estimava que "o custo da inação climática seria, a longo prazo, mais alto que o de qualquer outra crise". Na feira IFTM Top Resa, que acontece esta semana, as questões, que há alguns anos quase não eram discutidas, agora voltaram ao centro do debate.

Segundo um estudo na França do gabinete Protourisme, 44% das pessoas entrevistadas consideravam mudar sua forma de passar as férias em 2022 devido às preocupações ambientais (+7 pontos em relação a 2021 e +16 pontos em relação a 2019). Quanto mais jovem é o viajante, mais se preocupa com esses assuntos. O estudo aponta que 72%das pessoas entre18-24 anos planeja mudar essas práticas, contra apenas 34% entre as de 50-64 anos. "A viagem não vai desaparecer, mas tem que ser mais virtuosa", avalia Eric La Bonnardière, fundador da agência de viagens Evaneos, especializada em viagens sob medida.

Redação BNews


Postar um comentário

0 Comentários