Notícias

6/recent/ticker-posts

Setembro Amarelo: Dança pode auxiliar no tratamento da depressão

 

Samuel Leite/Café Pixel

Considerada uma das atividades físicas mais completas, por trabalhar corpo, mente e alma, a dança é um instrumento poderoso para a saúde mental. Exige concentração, realização de movimentos, ritmo e controle da respiração. Com a frequência cardíaca aumentada, os neurônios são mais estimulados e o organismo libera substâncias que compõem vias neurais, extremamente importantes para o equilíbrio do corpo.

O neurocirurgião Allan França explica que pacientes com baixa produção de serotonina – hormônio que proporciona calma, tranquilidade e felicidade – precisam de medicamento para regular a taxa e combater a depressão. Além disso, a atividade física é uma forte aliada no tratamento, pois, por si só, eleva esses níveis.

“É um remédio natural. Quando realizada de forma rotineira, é como se fosse a dose diária de serotonina”, avalia França. Outro hormônio fundamental no tratamento é a dopamina, neurotransmissor que dá a sensação de prazer. Este é produzido durante atividades nas quais se está envolvido emocionalmente. “Quanto mais prazeroso, portanto, mais benefícios. Para quem tem depressão, funciona como recurso terapêutico”.

Redação BNews


Postar um comentário

0 Comentários