Notícias

6/recent/ticker-posts

Projeto Escolas + Verdes quer levar sustentabilidade às salas de aula

 

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Com uma previsão de investimento inicial de até R$ 300 milhões, o projeto Escolas + Verdes pretende levar sustentabilidade para as salas de aula. De acordo com o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, as ações a serem implementadas nas escolas, em parceria com o Ministério da Educação, incluem separação e tratamento de resíduos, reciclagem, logística reversa, reuso e eficiência no uso da água, eficiência energética e energias renováveis.

Em entrevista ao programa Repórter Nacional, da Rádio Nacional, o secretário destacou que a proposta é que a comunidade escolar se torne protagonista no projeto. “Diretores, professores, alunos estão diretamente envolvidos nessas ações, que visam justamente despertar o interesse para a agenda ambiental, com ações concretas, ações práticas que as crianças e jovens poderão levar pras suas residências e gerar mais sustentabilidade”.

O projeto utiliza biodigestores, equipamento simples, mas que, segundo França, gera até dois botijões e meio de gás por mês, totalizando 30 botijões ao ano gerados por meio de energia renovável que volta para o fogão da escola para o preparo da merenda. “Ensina sobre o combate ao desperdício porque esse material, ao invés de ser descartado e ir para o aterro sanitário, volta gerando biofertilizante”.

“Nada é desperdiçado. A grande mensagem é: não existe lixo, existe matéria prima fora do lugar. Se ela for bem aproveitada, pode gerar valor, riqueza, renda. Isso tudo com sustentabilidade”, concluiu.

Com informações da Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários