Notícias

6/recent/ticker-posts

Detran-BA promove alterações na Placa Mercosul para combater clonagens, diz site

 

Divulgação

Por causa da onda de clonagens das placas com padrão Mercosul, vários departamentos de trânsito do Brasil já efetuaram modificações no processo de validação do instrumento. Com o intuito de proporcionar mais segurança, estados como a Bahia, adquiriram mais tecnologia para os seus sistemas de registro das informações sobre as estampadoras e donos de veículos, de acordo com o Uol.

Uma das alterações mais recentes feitas pelo Detran-BA envolveu as estampadoras as quais vão precisar utilizar soluções tecnológicas para validação da entrega e fixação das placas. Além disso, o recebimento de informações do proprietário e do veículo.

Utilizada em outros estados, a nova tecnologia possibilita a conexão dos dados com o sistema do fabricante das chapas “virgens”, credenciado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), ainda segundo o site. 

Como resultado, essas empresas vão precisar comunicar através de sistema integrado a confirmação biométrica facial do instalador que fizer o serviço. A partir da imagem de documento oficial é possível identificar o proprietário do veículo. 

Outra medida do Detran-BA é a validação eletrônica da regularidade do chassi. O órgão alega que o processo possui a garantia via geoposicionamento, o que garante que o emplacamento aconteceu no local autorizado. 

O novo formato ainda possui registro fotográfico da imagem frontal da placa afixada, assim como a identificação do veículo, incorporando dados como modelo e cor da placa traseira de identificação. 

Todas essas medidas visam reduzir a sonegação de impostos e tornar mais acessível o preço para o consumidor, além, sobretudo, de reduzir o número de fraudes.

por Redação BNews

pedro.moraes@bnews.com.br

Postar um comentário

0 Comentários