Notícias

6/recent/ticker-posts

BC da Austrália eleva taxa básica de juros de 1,85% para 2,35%

 

Foto: Divulgação

O Banco Central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) decidiu elevar a taxa básica de juros em 0,5 ponto porcentual, de 1,85% para 2,35%, em sua reunião de política monetária nesta terça-feira, 6. Na última alta de juros, a autoridade monetária já havia elevado a taxa em 50 pontos base, de 1,35% para 1,85%. O RBA espera novas elevações de taxas, ainda que em diferentes níveis.

O tamanho e o momento de aumentos futuros de juros serão guiados pelos dados recebidos e pela avaliação do Conselho sobre as perspectivas para a inflação e o mercado de trabalho, disse o presidente do RBA, Philip Low, em comunicado. Dado o mercado de trabalho apertado e as pressões de preços, o RBA continuará a prestar muita atenção à evolução dos custos do trabalho e ao comportamento de fixação de preços das empresas no próximo período, diz o documento.

“As perspectivas para o crescimento econômico global se deterioraram devido às pressões sobre a renda com a alta inflação, o aperto da política monetária na maioria dos países, a invasão da Ucrânia pela Rússia e as medidas de contenção da covid-19 e outros desafios políticos na China”, avalia o Low.

O banco central espera que a inflação tenha um pico na Austrália mais tarde neste ano, e que caia de volta à faixa alvo, ficando entre 2 e 3%. “A esperada moderação da inflação reflete a resolução em curso dos problemas do lado da oferta global, a estabilização dos preços das commodities e o impacto do aumento das taxas de juros”, aponta Low.

Estadão Conteúdo

Postar um comentário

0 Comentários