Notícias

6/recent/ticker-posts

Air Fryer é benéfico à saúde, mas não substitui tradição; saiba qual é

 

Reprodução/Philips

Quem nunca pensou em chegar do trabalho cansado ou da atividade física e ter refeições elaboradas de forma prática e saudável? Para lidar com a rotina exaustiva, as pessoas ganharam um instrumento apoiador quando o assunto é agilidade: o air fryer.

Apesar do preço um pouco ‘salgado’ ainda para muitos brasileiros, o produto tem se consolidado firmemente nas cozinhas de muitas famílias. É que a tal da fritadeira elétrica tem o status de gerar resultados mais saudáveis e propor aquela crocância típica de um salgado super deliciante ou daquela tradicional batatinha frita.

 Dentre as principais vantagens do produto está o cozimento realizado por meio da circulação de ar quente. Por meio dessa estratégia de cozimento, não é necessário o uso de óleo ou qualquer outra fonte de gordura. Por consequência, a air fryer gerou um aumento nas vendas de 400% em 2021, de acordo com o BBC News.

“Os mais vantajosos são os modelos que têm a função de desvirtuação de alimentos vantagem nutricional para preservar alimentos já prestes a estragar. Ele é um tipo de fritadeira mais atual que utiliza a função desidratar alimentos, dessa forma o alimento desidrata (perde água) sem perder o valor nutricional”, explica a nutricionista Iasmin Silva, em entrevista ao BNews.

Por causa do favorecimento a uma rotina cheia, além de gerar refeições menos gordurosas, o air fryer já é figura carimbada na casa de muitos baianos. É o caso, por exemplo, da farmacêutica Timna Vitório, de 33 anos, que, há dois anos, mudou o estilo de vida e ajudou no bem-estar dos pais dela.

“Devido a correria do dia a dia, não conseguia fazer refeições mais saudáveis, pois a maioria tinha que ser frita ou cozida. Ter uma Airfryer facilitou bastante, já que é só colocar a comida na panela e esperar o tempo de cozimento. Fora isso, tem a questão de não precisar usar óleos para o preparo da refeição, dessa maneira, reduziu também o colesterol de meus pais”, conta.

Com o costume de fazer comidas à base de frituras por causa do dia a dia movimentado, a promotora de vendas, Cristina Mendes, destaca o resultado das proteínas que, por meio do produto, “saem bem cozidas e sequinha”.

Já Sabrina Oliveira, estudante de 23 anos, tem a panela elétrica há cerca de 1 ano. Em tom de felicidade por manter o shape em dia, ela recebeu influência da mãe para comprar o air fyer.

“Minha mãe sempre usou quando morava com ela, então decidi fazer esse investimento também por ser um aparelho que dá para fazer comidas maravilhosas e saudáveis, inclusive ele é o principal motivo para que eu consiga manter a dieta em dias. Zero óleo, zero gordura... minha saúde agradece!”, revela.

Sim, e o consumo de energia?

Se por um lado muitos alegam que a air fryer é ‘o olho da cara’, do outro, o questionamento a se fazer é: o consumo de energia é maior ou menor ao usar essa fritadeira elétrica em comparação com o forno convencional?

De acordo com Simon Hoban, produtor do programa Sliced Bread, da BBC, um frango levou cerca de 35 minutos para cozinhar no forno, quando o medidor apontou o uso de 1,05 quilowatt-hora de eletricidade. Por outro lado, o mesmo alimento na air fryer precisou de 20 minutos – com o medidor marcado 0,43 quilowatt-hora –, para entregar a refeição.

Forno é insubstituível

Levar um air fryer pode até ser mais prático, já que até debaixo do braço é possível de ser transportado, diferentemente do forno convencional. Porém, se engana quem pensa que a nova tendência da cozinha tem, atualmente, a capacidade total de substituir o forno convencional.

Questionada se existe a possibilidade de a panela elétrica substituir o tradicional forno, Iasmin garantiu que a grande desvantagem está na limitação dos alimentos, uma vez que a indicação correta é usar nela “alimentos de fontes proteicas, como carnes, frango e peixes, ao invés de alimentos ricos em carboidratos, a exemplo de pães e bolos”.

Dessa maneira, ainda que figure com bastante utilidade nas cozinhas brasileiras, o air fryer, que está em ascensão, ainda não consegue fazer o que um forno convencional faria, como por exemplo, "assar um frango inteiro em uma air fryer", como relatou Jakub Radzikowski, designer de Educação Culinária da do Imperial College de Londres, no Reino Unido, em entrevista à BBC.

Pedro Moraes

BNews


Postar um comentário

0 Comentários