Notícias

6/recent/ticker-posts

Ministério da Agricultura seleciona 28 agrotóxicos para priorizar o processo de registro

 

Agência Brasil  

Uma lista com a seleção dos processos de registro de agrotóxicos e derivados que passarão a ter prioridade foi publicada na última sexta-feira (19) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O critério da seleção foi priorizar os produtos que tenham eficácia contra as pragas que mais preocupam a agricultura brasileira.

De acordo com o site Dia Rural, dos 394 processos elegíveis, foram selecionados 28 de 67 empresas solicitantes. Porém, seis pragas consideradas prioritárias não tiveram nenhum pleito de registro de agrotóxico para controle são elas: 4 bactérias e 2 pragas quarentenárias presentes na mosca-da-carambola e ácaro-hindu dos citros.

A medida do Mapa  está em conformidade ao Decreto nº 10.833/2021 e foi realizada seguindo os critérios estabelecidos pela Portaria nº 581/2022. A ação busca o controle de pragas importantes para a agricultura, além de promover uma competitividade na fabricação e na formulação nacional dos agrotóxicos que tenham essas pragas como alvo.

A Portaria define critérios objetivos priorizando a transparência ao processo de escolha dos pleitos de registros a serem priorizados. “A intenção da seleção é dar celeridade à aprovação de soluções para o controle químico dos problemas fitossanitários que mais afligem os agricultores no momento”, explicou o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Carlos Goulart.

Redação BNews

Postar um comentário

0 Comentários