Notícias

6/recent/ticker-posts

Pesquisa aponta que eleição ao governo do Piauí será marcada por disputa entre PT e União Brasil


 As eleições no Piauí devem ser marcadas pela polarização entre os candidatos ao governo do Partido dos Trabalhadores e do União Brasil. Ao menos é o que aponta a última pesquisa realizada e divulgada pelo Instituto Datamax.

Com 44,55% das intenções de votos, Rafael Fonteles (PT) aparece na primeira colocação. Rafael foi secretário Estadual de Fazenda durante o governo de Wellington Dias (PT), que deixou o mandato para se candidatar ao Senado. Fonteneles também carrega consigo o apoio do pré-candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Leia também:


Aos 45 do segundo tempo, o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes deixou o PSDB para assumir a pré-candidatura ao governo do Estado pelo União Brasil, além de ter ganhado também a presidência do partido no Piauí. O médico é tido como o candidato da oposição e tem o apoio do Progessistas, do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Nas pesquisas, o nome de Sílvio Mendes aparece com 25,75% das intenções de votos. 

Tentando se colocar como o candidato da terceira via e com apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro, aparece o Major Diego (PL). De acordo com a pesquisa estimulada para o governo do Piauí,  o Major aparece com 4,84% das intenções de votos. A expectativa do partido é que ele cresça quando a imagem dele passe a ser associada ao presidente. Ele já disputou os cargos de deputado federal, em 2018, e de prefeito da capital do estado, em 2020, mas não nunca conseguiu se eleger. Melo é presidente da Associação de Oficiais Militares do Piauí (AMEPI).

Outros três candidatos aparecem nas pesquisas com menos de 1% das intenções de votos.

 Gessy Fonseca (PSC) aparece com 0,80%; Wallace Miranda (Novo) tem 0,65% dos votos; e Cleiton popular (PTB), 0,15%.


A pesquisa foi realizada no período de 13 a 21 de abril, ouvindo 2 mil eleitores de 67 municípios das 15 microrregiões do Piauí. A margem de erro é de 2,19% para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) sob o número de registro: PI-02621/2022.


Reprodução/redes sociais    Osvaldo Barreto

Postar um comentário

0 Comentários