Notícias

6/recent/ticker-posts

Apenas 15% dos jovens baianos aptos a votar fizeram o título de eleitor até o mês de março


 A batalha para que os jovens baianos façam o título de eleitor continua. Até o mês de março, apenas 15% dos jovens baianos aptos a votar fizeram o documento. Esse é o menor número registrado desde 2004, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Bahia tem 488 mil jovens com 16 e 17 anos. Em janeiro, apenas 11% (55.810) tinha o título de eleitor. Em março o número chegou a 15% (73.931) do total de jovens aptos a votar pela primeira vez.

A média no estado fica abaixo do resto do país. De janeiro a março, o país ganhou mais de um milhão de novos eleitores. Na eleição passada, foram emitidos menos de 900 mil novos títulos.


O secretário de eleições do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE), Victor Xavier, ressalta que existem os jovens não precisam sair de casa para emitir o documento. Atualmente, o processo pode ser realizado de forma virtual pelo site do órgão.

Para tentar reverter o quadro, artistas como Anitta e Luísa Sonza, além de grandes mobilizações nas redes sociais promovidas pela Justiça Eleitoral na internet, tem tentado chamar atenção dos jovens.

Os jovens têm até o dia 4 de maio para tirar o título e votar nas eleições que acontecem em outubro.


Divulgação    Redação

Postar um comentário

0 Comentários