Notícias

6/recent/ticker-posts

Prefeitura inaugura Unidade de Saúde da Família no Vale da Muriçoca


 Dois pavimentos, suporte de quatro equipes de saúde da Família e outras quatro de saúde bucal. Esse é o resumo da Unidade de Saúde da Família inaugurada pela Prefeitura de Salvador nesta quinta (24). O equipamento, batizado de USF Lealdina Barros, vai beneficiar cerca de 16 mil pessoas que moram na localidade, e foi inaugurada durante solenidade realizada pelo prefeito Bruno Reis, ao lado do titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.

Com investimento de R$1,6 milhão, o objetivo da USF é fazer um atendimento humanizado e qualificado aos grupos de risco de crianças, adolescentes, adultos e idosos, realizando acolhimento e atendimento médico, de enfermagem e odontológico nos programas prioritários como hipertensão arterial, diabetes, tuberculose e hanseníase. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e a capacidade diária de atendimento é de 650 pessoas.

Os procedimentos oferecidos à população incluem serviços de promoção e proteção à saúde como vacinas, coleta de material para exames laboratoriais, marcação de consultas e exames, curativos, confecção do Cartão SUS (2ª via) e vacinação, além de dispensação de medicamentos.

Leia maisBruno Reis confia em aprovação de projeto, mas admite possibilidade de aumento de tarifa
Bruno Reis anuncia postos fixos de fiscalização nos dias de Carnaval

A estrutura do posto é composta por uma sala de coleta, quatros consultórios odontológicos, cinco consultórios clínicos, três consultórios ginecológicos, sala de curativo, sala de procedimentos - com banheiro, sala de imunização, recepção, sanitários, sala de esterilização, farmácia, auditório, entre outras instalações.

A USF era uma demanda antiga de quem vive nas localidades do Vale das Muriçocas e Parque São Braz. A construção contou com colaboração da associação de moradores, que concedeu o terreno à Prefeitura. O prefeito destacou a importância da unidade e da homenagem à Lealdina Barros, ex-secretária da SMS e assessora da pasta, falecida em 2020.

"Essa entrega ocorre devido a um trabalho feito em parceria. Quando as pessoas dedicam seu melhor para um projeto, as coisas acontecem. E a história de Lealdina se confunde com a história da saúde em Salvador nas últimas décadas. Ela tinha amor às pessoas e hoje estamos prestando uma justa homenagem para uma mulher que dedicou sua vida ao avanço da saúde em Salvador”, declarou Bruno Reis.

Atualmente, a cobertura de atenção primária à saúde do Distrito Sanitário de Barra/Rio Vermelho, da qual a USF Lealdina Barros faz parte, é de 30,68%. O território, agora, dispõe de 13 equipamentos voltados para esse tipo de atendimento, totalizando sete USFs e seis unidades básicas de saúde. Entre 2012 a 2021, houve uma ampliação importante na Atenção Primária à Saúde em Salvador, de 18,6% para aproximadamente 56%, segundo dados da SMS.


Foto: Paulo M. Azevedo/BNews    Redação

Postar um comentário

0 Comentários