Notícias

6/recent/ticker-posts

Alvo da Justiça, disputa por controle da Eldorado Celulose pode complicar executivo baiano, diz jornal




 A disputa que opõe a gigante brasileira J&F e a multinacional chinesa Paper Excellence, na busca pelo controle da Eldorado Celulose, envolve bilhões de reais em jogo, vários deles já depositados na Justiça até que se decida quem tem razão.

Segundo o jornal A Tarde, com enredo Hollywoodiano, envolvendo a morte de hackers e a batalha de dezenas de advogados de lado a lado, inclusive o ex-presidente Michel Temer trabalhando para a empresa chinesa, a disputa parece ter alcançado seu ponto de inflexão com a descoberta da relação de proximidade do árbitro com o advogado dos chineses, bem como do gigantesco esquema de espionagem cibernética.

Ainda de acordo com a publicação, o executivo baiano Claudio Cotrim, tradicional do setor de celulose, assumiu a liderança da empresa chinesa no Brasil e, desde então, tem conduzido direta e pessoalmente todos os aspectos da disputa jurídico-societária.

A reportagem detalha que o empresário revelou a pessoas próximas sua preocupação com os rumos da investigação. À medida em que as investigações do esquema vão se afunilando em torno de uma consultora especializada em espionagem e hackeamento, a paulista Moema Ferrari, que foi contratada justamente por Cláudio Cotrim, e das relações de proximidade entre o árbitro Anderson Schreiber e o advogado Guilherme Forbes, este também contratado por Cotrim, o Judiciário se agita diante da possibilidade de se revelar o mentor intelectual desses crimes.

Os principais motivos para a interferência do Judiciário brasileiro, segundo o jornal, foram a relação, não revelada, de estreita proximidade entre um dos árbitros e um dos advogados da Paper Excellence (dividiam o mesmo escritório) e a descoberta de um esquema gigantesco de espionagem, hackeamento e vazamento de dados feito contra dezenas de executivos e advogados da empresa brasileira que participavam da disputa.

O caso inicia a fase de oitiva de testemunhas. As versões desencontradas agora serão submetidas ao crivo da Juíza Renata Maciel, da 2ª Vara de recuperações e arbitragens de São Paulo, e a verdade dos fatos pode enfim aparecer.


Redação

Postar um comentário

0 Comentários