Notícias

6/recent/ticker-posts

Direto de Itamaraju: Prefeito diz que Estado ainda não ajudou financeiramente


 O prefeito de Itamaraju, Marcelo Angenica (PSDB), disse que o governo da Bahia ainda não apoio financeiro ao município, que foi atingido por fortes chuvas desde o início do mês.

"O Estado enviou parte da equipe, mas ainda não sentamos com o governo. Os bombeiros estão atuando na parte humanitária, mas efetivamente o Estado não liberou nada para o Município. Vamos negociar de que forma podem ajudar", afirmou, em entrevista exclusiva ao BNews.

Veja também: Direto de Itamaraju: Prefeito fala pela 1ª vez sobre confusão entre secretário e jornalistas e culpa ausência da PM

Segundo o gestor municipal, o governo federal custeou três projetos, no valor total de quase R$ 1 milhão. "É pouco, mas já ajuda. São quatro problemas a menos para a prefeitura resolver", completou.

Leia também: Direto de Itamaraju: Chuva volta a cair após três dias de estiagem

Direto de Itamaraju: Em meio a cenário devastador, moradores amargam prejuízos enquanto tentam retomar rotina

Esta semana, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, em sessão extraordinária mista (presencial e virtual), a autorização para que o Governo do Estado adote medidas emergenciais para mitigar os danos causados aos municípios baianos pelos desastres naturais, decorrentes das fortes chuvas ocorridas nesse mês de dezembro.

Com a apresentação de requerimento de dispensa de formalidade para votação, os parlamentares deixaram de lado as diferenças ideológicas, unindo-se para agilizar a apreciação da matéria que, entre outras iniciativas, libera R$ 20 milhões em financiamentos para atender comerciantes e prestadores de serviço nas cidades atingidas pelo temporal e que estão em estado de calamidade pública ou situação de emergência. Os recursos serão aportados no Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (Fundese).

O governador sobrevoou as cidades do extremo sul afetadas pela enchente essa semana. Rui declarou à imprensa que o cenário causado pelo desastre é de tristeza, uma vez que, as pessoas perderam os bens que construíram durante toda uma vida de trabalho.

“Nós estamos aqui vendo o que podemos reforçar de apoio, e faremos uma nova reunião virtual com os prefeitos onde vamos lançar uma nova linha crédito especial para os comerciantes poderem recomeçar”, disse o governador.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

Diego Vieira / BNews    Diego Vieira

Postar um comentário

0 Comentários