Notícias

6/recent/ticker-posts

Deputado apresenta projeto para criar o dia do Reggae na Bahia


 O deputado Bira Corôa (PT) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia para criar o Dia Estadual do Reggae, a ser comemorado no dia 11 de maio.A proposição foi subscrita pelos deputados Jacó da Silva (PT), Olivia Santana (PCdoB) e Fabíola Mansur (PSB).

O dia 11 de maio, destaca o petista, marca o aniversário de morte de Bob Marley, o maior ídolo do ritmo, e também já é comemorado o Dia Nacional do Reggae.

Ao justificar a proposta, Bira Corôa contou que o reggae é um gênero musical desenvolvido originalmente na Jamaica do fim da década de 1960. “Tem como marca essencial a crítica social, embalados por temas contra as desigualdades, o preconceito, o racismo, a fome, entre outros movimentos de luta e resistência social”, pontuou o petista, no documento.

Bira lembrou ainda que o ritmo jamaicano está presente na forte ligação/inspiração com Vossa Majestade Imperial Haile Selassie I - Ras Tafari I. A essência musical do Reggae, acrescentou ele, propõe um resgate dos princípios e valores que nos mantém ligados a uma perspectiva positiva sobre a vida.

“A instituição do dia Estadual do Reggae tem por objetivo ressaltar os valores culturais, artísticos e musicais da maioria da população baiana, a população negra, que tem no Reggae seu grito contra a opressão”, concluiu o parlamentar.

Em julho foi protocolado outro projeto do mesmo tema, mas a proposta de Marcelino Galo (PT) visa transformar o Reggae em patrimônio cultural imaterial da Bahia

Classificação Indicativa: Livre 


 Por: Redação BNews

Postar um comentário

0 Comentários