Duas casas foram interditadas em Florianópolis por conta do avanço das dunas. O caso aconteceu no bairro Ingleses, no norte da Ilha. O fenômeno está relacionado ao vento, que ajuda no transporte da areia até as casas.
Por conta do comprometimento do peso da areia, as residências, que de acordo com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) estão irregulares no local porque é uma Área de Preservação Permanente (APP), tiveram de ser fechadas. As famílias que residiam nas casas interditadas estão recebendo atendimento da Assistência Social.
"A área afetada pelo avanço das dunas é uma Área de Preservação Permanente, como aponta o zoneamento do município. As casas ali que são irregulares já tem processo ambiental em andamento há mais de 10 anos. Já foram autuadas, tem processo e agora o caso corre na Justiça, que vai determinar o futuro das residências", afirma a Floram.
Apesar dos moradores pagarem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a Floram reitera falando que não é critério para tornar as residências regulares. A Defesa Civil municipal está acompanhando a situação do avanço das dunas. “Os órgãos estão alinhando as medidas de intervenção que serão realizadas, prezando a segurança dos moradores e que tenha menor impacto ambiental. A questão será levada ao Ministério Público para garantir que as medidas tomadas sejam responsáveis quanto às questões ambientais", explicou ao G1.
Mesmo com o avanço da areia, a Defesa Civil informa que não há risco para as outras casas que foram construídas ao redor das dunas. “Neste momento não há risco para outras casas. A gente até está fazendo o monitoramento constante da área, mas neste momento não tem novos riscos", disse o agente Marcos Alberto Leal.
Classificação Indicativa: Livre
Por: Defesa Civil de Florianópolis Por: Redação BNews
0 Comentários