Notícias

6/recent/ticker-posts

CPI da Covid: ‘Não é porque houve repasse federal que temos autonomia de investigar todo mundo’, diz Simone Tebet


 A senadora Simone Tebet (MDB-MS) disse ao BNews, nesta terça-feira (4), que o objetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid não é culpar o governo federal e sim encontrar os que, de fato, são responsáveis pela situação do Brasil na pandemia de coronavírus. 

Ela reforçou que cabe às assembleias legislativas e às câmaras de vereadores investigarem, respectivamente, governadores e prefeitos, mesmo que estados e municípios tenham recebido verba da União.

“Não é porque houve repasse que temos autonomia e poder constitucional de investigar todo mundo. Só podemos investigar estados e municípios se houver algum uso indevido do dinheiro envolvendo participação de algum membro da Presidência. Mas o objetivo da CPI também não é culpar o governo federal. Queremos encontrar os responsáveis, porque não estamos com milhares de mortes diárias à toa”, declarou ela. 

A senadora também comentou o depoimento prestado, nesta terça-feira (4), pelo ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta à CPI. De acordo com a parlamentar, “o mais espantoso foi o governo ter cogitado mudar a bula da cloroquina para dizer, sem estudo, que aquele medicamento servia para tratar a Covid-19”.

Ainda segundo ela, as declarações de Mandetta só confirmaram “que ele saiu porque tentou alertar o governo sobre a importância do isolamento social, do investimento em campanhas publicitárias, de se preparar com kit intubação, medicamentos, entre outros".

*O editor de política do BNews viajou para Brasília para a cobertura especial da CPI da Covid

Leia mais:
Mandetta alega ter alertado Bolsonaro sobre escalada da pandemia: “não tomou providência”
Em março do ano passado Mandetta mandou carta para Bolsonaro alertando riscos da pandemia; leia na íntegra
Mandetta sobre realização do Carnaval em 2020: "OMS dizia 'não parem' naquele momento"
Depoimento de Eduardo Pazuello na CPI da Covid é confirmado para o dia 19   /Bnews  Por: Victor Pinto* e Lara Curcino

Postar um comentário

0 Comentários