Notícias

6/recent/ticker-posts

Conceição de Jacuípe: Secretária refuta dados do Ministério do Turismo e afirma que fez repasses da Lei Aldir Blanc

A secretária de Educação do município de Conceição do Jacuípe, no interior da Bahia, Patrícia Lavini refutou os dados do Ministério do Turismo, que apontam que a Prefeitura não fez nenhum repasse até o momento das verbas destinadas a Lei Aldir Blanc, de auxílio ao setor da cultura.

Os pagamentos foram realizados a partir deste mês.

Segundo a secretária, a justificativa para a demora no repasse foi a "falta de transparência" do processo de escolha feito na gestão passada, sem a abertura de editais ou critérios objetivos. 

"Houve uma dificuldade para repassar pelo contrato da antiga gestão. Os últimos benefiários foram pagos na última semana", disse a titular da pasta em conversa com o BNews.

De acordo com o site Metropoles, Conceição do Jacuípe é um dos 93 municípios baianos que não repassaram nenhum recurso até o momento por meio da lei, ou repassaram somente uma pequena parte. No Brasil, são mais de 900 municípios nessa situação, segundo o levantamento.

De acordo com Patrícia, o valor pago até o momento às 13 instituições que se enquadraram nos critérios do benefício na cidade foi de R$ 80.293,00, dividido entre elas.

A reportagem teve acesso aos comprovantes de pagamento dos repasses. 

A previsão é de que ainda hoje os pagamentos sejam publicados no Diário Oficial do Município.

Apesar do pagamento, ainda restou cerca de R$ 160 mil em caixa, que a secretária diz aguardar posicionamento do Governo Federal para dar uma destinação.

A ideia é que sejam ampliados os critérios para poder atender os artistas independentes, que se apresentam nas ruas e bares, que são alguns dos mais impactados pela imposição do distanciamento social em razão da Covid-19.

"Só foram contempladas 13 instituições, não houve editais mais específicos, o artista individual não foi contemplado", lamentou.  / Por: Reprodução/Prefeitura  

 

Postar um comentário

0 Comentários