Rádio Nova Rota - PARCEIRA - Aperte o player para escutar.

Notícias

‘A Bahia merece muito mais’, diz Sanches ao comentar pesquisa do IBGE sobre extrema pobreza no Estado

 


Após divulgação de um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nas últimas horas, que apontou que, em 2019, a Bahia possuía, em números absolutos, a maior quantidade de pessoas extremamente pobres e a segunda maior de pobres, o deputado estadual Alan Sanches (DEM) disparou contra o governo estadual, ao afirmar “que o estado merece muito mais investimentos no social, de forma a não definhar ainda mais”.

“Afinal, um governo que o discurso é voltado para o social, ter uma estatística dessa soa como uma bomba. Aliado aos índices da educação que, conforme o IDEB, também nos coloca como os piores do país, diante desse quadro, é preciso adotar novas posturas urgentes antes que comece a definhar e fazer o que não conseguiu em 14 anos de governo. É preciso investir no social e sair do mundo imaginário da propaganda”, conclamou o deputado, ao ressaltar que “quem diz isso não é Alan Sanches, mas órgãos credenciados como o IBGE”.

Segundo a pesquisa, no ano passado, quatro em cada 10 moradores do estado (40,4% da população) estavam abaixo da linha da pobreza monetária, com renda domiciliar per capita menor que R$ 428. Além disso, pouco mais de 1 em cada 10 (12,5%) estava abaixo da linha de extrema pobreza, com renda domiciliar per capita menor que R$ 148.

“De acordo com o IBGE, essas proporções praticamente não se alteraram desde 2016 e davam a Bahia, em 2019, o 2º maior número absoluto de pobres, com 6 milhões de pessoas, e o maior número de extremamente pobres do país, que totalizava 1,853 milhão”, concluiu.

 

Fonte: Política Livre

Nenhum comentário