Notícias

Salvador enfrentará dias de calor intenso no mês de outubro


 A primavera nem bem começou e o calor já chegou com força na capital baiana. E a previsão é que as altas temperaturas continuem ao longo de todo o mês outubro, segundo o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec/Codesal). 

Segundo o meteorologista do Cemadec, Giuliano Carlos do Nascimento, a elevação na temperatura ocorre em função da transição entre o Inverno e a Primavera, bem como a proximidade cada vez maior do Verão. "Com isso, as massas de ar quente e seco que normalmente surgem sobre o continente favorecem o bloqueio atmosférico, impedindo a formação de nuvens e assim elevando as temperaturas", disse Nascimento.

A expectativa, segundo o meteorologista, é que as chuvas se mantenham dentro da normalidade climatológica, que é de 95,2 mm. "Essas chuvas são mais frequentes durante a madrugada e no início da manhã, com intensidade fraca, mas não se descarta a possibilidade de chuvas com intensidade moderada. No entanto, essas precipitações costumam ser mais presentes nas regiões Sul e Sudeste do Brasil", pontuou.

Ainda de acordo com Nascimento, os modelos de previsão numérica do tempo em Salvador indicam que este começo de outubro terá temperaturas variando entre 23°C e 32°C. 

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), coletados na estação meteorológica de Ondina, a normal climatológica de temperatura máxima na cidade é de 33,5°C e a mínima é de 18,3°C.  /Por: Divulgação 

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();