Notícias

6/recent/ticker-posts

Neto critica Bolsonaro por politização da CoronaVac: "a decisão é da Ciência"


 A partir das afirmações do presidente Jair Bolsonaro de que a vacina chinesa CoronaVac "não será comprada" pelo Ministério da Saúde e que "o povo brasileiro não será cobaia", o presidente nacional do Democratas e prefeito de Salvador, ACM Neto, disse nesta quarta-feira (21) que o imunizante não deve ser alvo de politização e destacou que a decisão sobre a eficácia da vacina é da comunidade científica.

Bolsonaro resiste à possibilidade de disponibilizar a CoronaVac aos brasileiros - desde que comprovados os resultados favoráveis - porque a produção do imunobiológico no país tem como principal líder o governador de São Paulo, João Dória (PSDB). Antes aliados, hoje Bolsonaro e Dória disputam protagonismo em torno da proteção contra o coronavírus de olho no Planalto em 2022.

Neste contexto, ACM Neto ponderou que concorda com o presidente quanto à análise minuciosa acerca da efetividade da vacina, mas disse que nem Bolsonaro ou qualquer outro político devem emitir opiniões sobre o assunto.

"Quando o presidente fala que a vacina precisa de eficácia comprovada, é obvio. Ninguém vai sair vacinando sem que exista essa eficácia. Agora, a vacina chinesa tendo eficácia comprovada, claro que tenho disposição de ter acesso ao imunizante e colocar pra cidade. Não interessa de onde ela vem. Questão ideológica deve ficar em outro canto. Politizar essa questão é um crime. O que interessa é disponibilizar o mais rápido possível pra população e proteger contra o coronavírus. A comunidade científica é tudo, menos besta. Não vai convalidar qualquer tipo de posicionamento político. É análise técnica. Então, não é o presidente, o governador de São Paulo ou o prefeito de Salvador que devem opinar sobre isso", sentenciou ACM Neto. /Por: Vagner Souza/BNews 

Postar um comentário

0 Comentários