Notícias

Salvador é a capital que mais perdeu eleitorado




 O eleitorado de quase 40% das cidades do país diminuiu desde 2016, ano da última eleição eleitoral, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) obtidos pelo G1. O número de eleitores caiu em 2.190 cidades do país, incluindo cinco capitais, entre elas Salvador que perdeu 51 mil eleitores, sendo a capital do Brasil com a maior queda. 

Há quatro anos, a capital baiana tinha 1.948.154 eleitores; agora, o número caiu para 1.897.098. De acordo com o TRE-BA, a diminuição se deu por conta da revisão biométrica, que foi finalizada em Salvador em janeiro de 2018. 

“O procedimento de coleta biométrica obrigatória se dá dentro de um processo de revisão do eleitorado. Nisso, a sanção do não comparecimento é o cancelamento do título. Todos os eleitores foram convocados durante alguns anos. Mas 2018 foi o prazo final em Salvador. Por isso, os eleitores que não compareceram tiveram o título cancelado.”, disse Maurício Amaral, secretário de Planejamento do TRE-BA.


Notícias Relacionada: 
Salvador tem quase dois milhões de eleitores, mas número de aptos a votar é menor que em 2016 


 Por: José Cruz/Agência Brasil  

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();