Notícias

6/recent/ticker-posts

Estudo aponta que Brasil está entre países onde mais circula desinformação sobre Covid-19

 Reprodução/Fotos Publicas
Um estudo publicado nesta semana na Revista Americana de Medicina e Higiene Tropical aponta que o Brasil é o quinto país – entre os 87 analisados pelo levantamento – onde as notícias falsas sobre a pandemia da Covid-19 tem mais se disseminado. 
De acordo com informações da revista Veja, os pesquisadores — que representam diversas universidades de Bangladesh, da Austrália, da Tailândia e do Japão — analisaram 2.311 casos de desinformação circulando entre 31 de dezembro e 5 de abril no Facebook, no Twitter, e em sites de veículos da imprensa e de agências de checagem de fatos.
Acima do Brasil estão Indonésia, Espanha, China, Estados Unidos e Índia. Ao menos 89% do material analisado foi classificado como rumor - ou seja, “informações não verificadas que podem ser definidas como verdadeiras, fabricadas ou totalmente falsas após a verificação”. 
O estudo ressaltou o perigo dos rumores, em especial aqueles referentes a uma eventual cura para a doença, citando as 800 mortes e 60 casos de cegueira envolvendo pessoas que tomaram metanol para se tratar da Covid-19 no Irã em abril. Os 11% de desinformação estão divididos entre teorias da conspiração (cerca de 7,5%) e estigma (3,5%). 
As teorias da conspiração foram definidas como as acusações não fundamentadas de que um indivíduo ou um grupo esteja por trás da pandemia, ou pelo menos se aproveitando dela, para interesses próprios. 
Já o estigma foi determinado como o ato de descriminação social, especialmente contra pessoas de origem asiática. Os pesquisadores citam afirmações preconceituosas como “chineses não são civilizados” e “todas as doenças vêm da China“.(BNews)

Postar um comentário

0 Comentários