Notícias

Deputados aprovam, por unanimidade, criação de Companhia de Insulina na Bahia


Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou nesta quinta-feira (26), por unanimidade, em sessão semipresencial, o Projeto de Lei 23.944/202 que autoriza a criação da nova estatal Bahiainsulina (Companhia Baiana de Insulina ). A proposta enviada pelo Governo Rui Costa (PT), prevê o custo de R$ 200 milhões, subsidiados por uma empresa privada, por meio de licitação. Com a aprovação, a Bahia será o primeiro estado do país a produzir insulina. O equipamento está sendo elaborado há três anos em parceria com a empresa ucraniana Indar. A Bahiainsulina terá sede em Simões Filho e integrará a estrutura da Administração Pública indireta, vinculada à Secretaria da Saúde (SESAB).
O relator do projeto foi o deputado Bobô  (PCdoB). No parecer, indicando a aprovação da proposta, ele ressaltou a importância do combate à diabetes  e do estado  explorar a produção do insumo. Em recente entrevista ao BNews, a Sesab explicou que a Bahiafarma é detentora da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) de insulina humana e tem como desafio tecnológico nacionalizar a produção do insumo. “A Bahiainsulina será o braço fabril da Bahiafarma para a produção de insulina para o SUS. A nova companhia poderá também comercializar o excedente de sua produção no mercado privado e mercado externo. O projeto de lei que deve instituir a Companhia Baiana de Insulina (Bahiainsulina) abre precedente para a produção deste e outros medicamentos e para a comercialização com mercados interno e externo”. 
De acordo com a Sesab, pelo menos 12 milhões de pessoas vivem com diabetes e necessitam da substância no país. A estimativa da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBE) é de que na Bahia 203.708 pessoas tenham a doença. Em Salvador são 13.323.
Matérias Relacionadas:

por: Arquivo BNews  Por: Tamirys Machado
 

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();