Notícias

6/recent/ticker-posts

PRATES EXPLICA ALTA DO Nº DE MORTES POR COVID EM SSA

Foto: Bruno Concha/ Secom
O secretário de saúde de Salvador, Leo Prates, comentou o alto número de mortes por coronavírus em Salvador divulgado no boletim de quinta-feira (30) da Secretaria Estadual de Saúde. Das 70 mortes no estado, 44 foram de pacientes que moravam na capital baiana.
Segundo a Sesab, o alto número de mortes se deve a um represamento temporário dos dados do município, em virtude da metodologia utilizada. O órgão de saúde informou que, após a confirmação laboratorial, existe uma etapa de investigação epidemiológica e os casos são confirmados após as duas análises. Na entrevista, Leo Prates explicou a situação.
“Nós estamos com dados em queda ou estáveis. Na questão do número de óbitos, nós estamos estáveis, na questão da média móvel. O que aconteceu no dia de ontem foi que houve um represamento. Nós temos duas coisas: primeiro na questão do resultado dessas pessoas que foram a óbito, com suspeita de Covid-19; e a segunda é a investigação epidemiológica feita pela Secretaria Municipal de Saúde. Não são mortes que aconteceram todas no dia de ontem”, disse em entrevista ao jornal da Manhã, na TV Bahia, nesta sexta-feira (31).
O secretário informou ainda que, de acordo com os dados epidemiológicos, Salvador está apresentando queda de números na cidade. Ainda na quinta-feira, o prefeito ACM Neto anunciou que a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 em Salvador caiu para 68%.
“Nós temos o fator R, que é o fator que diz quantas pessoas, cada contaminado, está contaminando. E nós estamos há 15 dias com menos de um, na verdade com 0,7. Esse fator foi usado para reabertura do comércio em grandes partes das cidades do mundo. Quer dizer que a Covid passou? Não. Quer dizer que estamos enfrentando bem essa doença. Nós temos um recuo da média móvel de quase 60%, comparado dos últimos sete dias, com os últimos 14 dias. Nossos números são bastante positivos quando você só olha só a cidade de Salvador”, explicou.(Bahia Econômica) 

Postar um comentário

0 Comentários