Notícias

6/recent/ticker-posts

Com 13 profissionais com suspeita da Covid-19 e quatro confirmados, enfermeiros ainda precisam improvisar EPIs na Upa de Itinga


Um surto de coronavírus foi denunciado por profissionais de saúde na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itinga, região metropolitana de Salvador, na noite desta segunda-feira (4).  
Com 13 profissionais afastados com suspeita do novo vírus e quatro trabalhadores da unidade testados positivos para a Covid-19, os prestadores de serviço convivem com a tensão e receio de serem infectados durante os tratamentos de saúde na unidade.
“Tudo começou quando tivemos que improvisar Equipamentos de Proteção Individual (Epi’s) para transferir pacientes com coronavírus. Alguns dias depois desse absurdo, colegas começaram a ficar doentes, com febre, dor de cabeça”, relata uma atendente do posto que preferiu anonimato.
Em imagens enviadas ao BNews é possível ver que um enfermeiro se enrolou em um plástico para tentar improvisar um avental impermeável, recomendável por Ministério de Saúde para cuidados com pacientes com a Covid-19.
A informação de profissionais de saúde infectados foi compartilhada entre moradores de Itinga e eles temem receber cuidados na unidade de saúde. “Nós vamos para outros bairros para buscar atendimento médico. Se as enfermeiras se contaminaram que dirá nós, os doentes”, disse uma moradora do local.
A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Lauro de Freitas que, por nota, informou que a secretaria de Saúde de Lauro de Freitas (Sesa) realizou testagem rápida para diagnóstico da coronavírus em todos os profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Itinga. 
"No domingo (03), dos 17 profissionais que realizaram o teste rápido, quatro deram positivos para coronavírus. Imediatamente a Comissão de Combate ao Coronavírus (CCC) enviou até a unidade uma equipe de enfermeiros para realizar a coleta de material que foi encaminhado para contraprova no Laboratório Central da Bahia (Lacen-Ba)", afirmou.
A prefeitura afirmou, ainda, que todos os profissionais positivados foram afastados de suas atribuições e seguem as orientações de isolamento social, sendo monitorados diariamente até a divulgação do resultado laboratorial.  /
 Por: Redação BNews

Postar um comentário

0 Comentários