Notícias

6/recent/ticker-posts

Arquidiocese de Salvador suspende missas nas igrejas até abril


A pós reunião com o clero soteropolitano nesta terça-feira (17), o Administrador Apostólico da Arquidiocese de Salvador, Dom Murilo Krieger, através de nota, anunciou a suspensão das missas públicas por 17 dias - até o dia 03 de abril. A possibilidade da determinação já havia sido noticiada pelo BNews. As capelas e Igrejas ficarão abertas ao público. O religioso sugeriu que padres possam celebrar missas remotamente, com transmissões via redes sociais. 
Entram no rol das suspensões, além das missas, momentos como “24 horas para o Senhor”, Festas de Padroeiros, mutirão de confissões, Via-Sacra e outras manifestações da religiosidade popular. Também recomenda-se que durante este período, a Sagrada Comunhão e a unção para os enfermos ficarão suspensos, ficando a cargo do sacerdote discernir os casos especiais.
Para o período do Tríduo Pascal, um dos momentos mais importantes da liturgia da Igreja, novas recomendações serão emitidas.
As medidas atendem ao decreto do Estado para evitar aglomerações e assim continuar com medidas para tentar frear a propagação do coronavírus.
"As autoridades sanitárias estão fazendo proibições e nos alertando para a necessidade de tomarmos decisões difíceis e necessárias. Precisamos estar atentos a isso, pois é a vida, a nossa e a de multidões, que está em jogo. Como cristãos, somos cidadãos do mundo. O sofrimento de cada irmão é nosso sofrimento. Fazemos parte de uma grande família. A atenção de Jesus pelos mais fracos e necessitados deve ser a nossa atenção", afirma Dom Murilo na nota oficial.
Dom Murilo também pede ao clero o incentivo a espiritualidade e a convivência familiar, por meio dos exercícios espirituais (Leitura orante da Palavra, Via Sacra, Rosário e devoções piedosas à Virgem Maria etc.). 
No fim de fevereiro, a Arquidiocese já havia sugerido as seguintes orientações aos fieis e padres: omitir o abraço da paz, não dar as mãos na oração do Pai Nosso e, ao comungar, receber a hóstia na mão.
Em algumas regiões dos País, padres tem celebrados missas campais. Em Aparecida (SP), a justiça determinou a suspensão das celebrações eucarísticas como forma de prevenção.
O Vaticano, dado momento complicado da Itália com a disseminação do coronavírus, já definiu que as celebrações da Semana Santa serão remotas, como já acontece em outros ritos oficiais como o Papa Francisco. 
A Universidade Católica de Salvador (UCSAL), desde segunda-feira (16), suspendeu as aulas em todos seus campi (Federação e Pituaçu), cumprindo os decretos municipal e estadual. / BNews

Postar um comentário

0 Comentários