Notícias

6/recent/ticker-posts

Desembargadores afastados pelo Conselho Nacional de Justiça recorrem ao STF

 

Divulgação/Supremo Tribunal Federal

Os desembargadores federais Loraci Flores de Lima e Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, que atuavam em processos da Lava Jato, recorreram ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão do CNJ que os afastou de suas funções no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). As informações são da Folha de S. Paulo.

O mandado foi protocolado na última quinta-feira (18) e enviado ao ministro Flávio Dino, do STF. Até o domingo (21) o caso ainda não tinha sido analisado.

Os afastamentos aconteceram diante de uma reclamação ligada ao procedimento administrativo disciplinar que declarou a suspeição do juiz Eduardo Appio, desobedecendo “de forma deliberada” ordens do STF. Eles foram afastados pelo corregedor do CNJ, ministro Luís Felipe Salomão.


Os advogados dos desembargadores apontam que a ordem do CNJ foi incustitucional.

"O afastamento de desembargadores federais que nunca tiveram em sua vida profissional qualquer registro de fato desabonador não só configura afronta à independência judicial, como põe em xeque o próprio Estado Democrático de Direito", diz trecho do mandado, assinado pelo advogado Nefi Cordeiro.


   Rebeca Santos

 

Postar um comentário

0 Comentários