Notícias

6/recent/ticker-posts

Especialista ensina como usar o saque do FGTS ao seu favor

Os saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) começarão a partir desta sexta-feira (13), e irão até 31 de março de 2020. Trabalhadores com contas ativas ou inativas terão a oportunidade de sacar até R$ 500 de cada conta ligada ao seu Número de Identificação Social (NIS/PIS). Mas, antes de realizar este saque, a especialista em desenvolvimento humano Rebeca Toyama garante que é preciso ter cautela com a maneira com que o valor será utilizado.
Foto: divulgação / Caixa
Segundo dados do Serasa Experian, são mais de 63 milhões de brasileiros inadimplentes atualmente, 36,1%, o equivalente a 23 milhões de pessoas possuem dívidas em atraso de até R$ 500. Para o Governo Federal, boa parte do destino do valor sacado pelo trabalhador será destinado a quitação de dívidas.

“Com um bom planejamento muita gente poderá sair do endividamento, dependendo do valor do débito, e até mesmo aplicar uma parte em algum momento de lazer ou um mimo para si mesmo, o que também é muito importante”, afirma a especialista.

Em caso de dívidas com valores maiores que o do saque, Rebeca Toyama aconselha uma negociação. “Muitas instituições financeiras concedem bons descontos quando o inadimplente deseja sair desta situação e tem um valor para dar de entrada”.

A especialista também listou cinco dicas de como controlar a impulsividade para não se endividar ainda mais com o valor a ser sacado. Confira:

1- Cuidado com a contabilidade mental, conta de cabeça para fazer gestão de dívidas não funciona, anote, use planilhas, aplicativos para evitar gastar o mesmo dinheiro mais de uma vez;

2- Cuidado com o viés da confiança as fontes de renda não costumam ser eternas, portanto, uma reserva para emergência é importantíssima, principalmente, em tempos de instabilidade socioeconômica;

3- Cuidado com o viés atencional, sua vida vai muito além do momento presente, se você quer um futuro financeiro tranquilo, comece a poupar desde já, todos já entenderam que não dá para esperar um milagre previdenciário;
4- Cuidado com o viés da confirmação, não é porque você acha que todo mundo está endividado que isso passa a ser normal, lembre-se que existem pessoas que pensam no futuro e possuem disciplina financeira;

5- Cuidado com o viés do otimismo, a vida não é um cassino, não dá para ficar esperando milagre macro ou microeconômico, pois sua colheita futura será um resultado de seu plantio no presente, quem planta vento colhe tempestade.
Redação iBahia 

Postar um comentário

0 Comentários