Notícias

6/recent/ticker-posts

Volume no setor de serviços tem queda de 3,1% em janeiro em relação a dezembro; Bahia tem resultado positivo

 

Reprodução // Ag. Brasil // Rovena Rosa 

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o volume de serviços no Brasil caiu 3,1% em janeiro ante dezembro, na série com ajuste sazonal.

Ante janeiro de 2022, o setor mostrou crescimento de 6,1%, na 23ª alta seguida. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.

Segundo Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa, a queda verificada em janeiro elimina o ganho acumulado de 3,0% observado nos meses de novembro e dezembro de 2022. Mas ele ressalta que a base de comparação se encontrava em um patamar elevado.

“O setor de serviços continua muito próximo do seu ponto mais alto da série, alcançado no mês passado, o que o coloca em um patamar 10,3% acima do nível pré-pandemia”, compara.

Destaques no mês

A maior influência negativa no resultado do mês veio do setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios, que registrou queda de 3,7% em janeiro, informa o IBGE.

“A queda do setor é explicada pela parte de armazenagem, que recuou 9,0%, com destaque negativo para gestão de portos e terminais; assim como o transporte aéreo de passageiros, que recuou 5,9% no mês”, destaca Lobo ao InfoMoney.

Também foi destaque de baixa o setor de outros serviços, com queda de 9,9% em janeiro de 2023 na comparação com dezembro de 2022, quando havia subido 9,4%.

Neste caso, o analista esclarece que o movimento de retração decorre de receitas atípicas recebidas no mês anterior pelas empresas que atuam nos segmentos de serviços financeiros auxiliares.

No sentido oposto, serviços de informação e comunicação e os prestados às famílias registraram alta de 1,0% para o mês. O primeiro setor recuperou parte da queda (-2,5%) verificada nos dois últimos meses de 2022 e teve como destaque a alta observada em telecomunicações (8,1%) e em serviços de TI (3,6%).

Já os serviços prestados às famílias assinalaram o segundo resultado positivo seguido, acumulando ganho de 3,5%.

Estados

Regionalmente, a maior parte (16) das 27 unidades da federação teve retração no volume de serviços em janeiro de 2023, na comparação com dezembro, acompanhando o recuo observado no resultado do Brasil (-3,1%).

O impacto mais importante veio de São Paulo (-2,6%), seguido por Rio de Janeiro (-5,5%), Minas Gerais (-2,6%) e Distrito Federal (-7,2%). Em contrapartida, Paraná (3,0%) exerceu a principal contribuição positiva do mês, seguido por Bahia (2,4%), Espírito Santo (3,9%) e Piauí (13,3%).

Frente a janeiro de 2022, o avanço do volume de serviços no Brasil (6,1%) foi acompanhado por 25 das 27 unidades da federação. A principal contribuição positiva ficou com São Paulo (4,3%), seguido por Rio de Janeiro (8,2%), Minas Gerais (10,9%), Paraná (12,1%) e Rio Grande do Sul (11,5%).

Em sentido oposto, Mato Grosso do Sul (-6,4%) e Acre (-2,0%) assinalaram os únicos resultados negativos do mês.

Cadastrado por Rafael Albuquerque


Postar um comentário

0 Comentários