Notícias

6/recent/ticker-posts

SMS de Ilhéus abre processo administrativo após Samu não socorrer mulher grávida; bebê morreu

 

Foto: TV Santa Cruz 

Após mulher abrir um boletim de ocorrência e acusar o Serviço Móvel de Urgência (Samu) de omissão de socorro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Ilhéus, no sul da Bahia, abriu um processo administrativo na terça-feira (11) para denunciar o caso. De acordo com Rebeca Batista, ela ficou cerca de quatro horas em trabalho de parto no domingo (9), enquanto espetava atendimento. Devido à demora, o bebê acabou morrendo.

O corpo da criança foi enterrado nesta terça.

''Precisamos entender o que ocorreu, a forma que ocorreu e se a abordagem de todo o procedimento do Samu foi dentro dos protocolos'', explicou André Cezário, secretário de saúde de Ilhéus, sobre a abertura do processo.

Nelson da Silva Santos, o pai do bebê, e Rebeca relataram o tratamento recebido pela responsável no atendimento da solicitação. A médica teria dito que o Samu não pode buscar pessoas em trabalho de parto, que ''teria coisas mais urgentes para resolver'' e orientou que a família se locomovesse por conta própria para uma unidade de saúde.

Segundo o coordenador do Samu, Cyomar Dias, a orientação de comparecer a uma unidade de saúde foi feita pela médica devido a ausência de ambulâncias na base. Ele ainda disse que o serviço conta com quatro unidades e apenas uma é do tipo avançado, número que seria insatisfatório.

''Infelizmente a quantidade de ambulâncias que nós temos não é uma quantidade que seja satisfatória para que atenda toda a população de Ilhéus. Por isso é preciso que seja feita uma triagem para ver que tipo de ocorrência podemos atender, o que acaba gerando todos esses transtornos'', falou.

Por meio de nota, a SMS havia informado que os pais realizaram duas ligações, uma por volta das 0h e outra às 5h, momento em que Rebeca informou sobre o nascimento da criança. No entanto, Cyomar informou que no sistema constam quatro ligações, realizadas às 1h35, 1h17, 2h5 e 5h18.

Ainda de acordo com os relatos da família, Rebeca teria entrado em trabalho de parto por volta de 0h. A criança nasceu às 4h e a unidade do Samu chegou às 5h30.

A Polícia Civil investiga o caso e o laudo pericial do Departamento de Polícia Técnica (DPT) deve esclarecer as causas da morte da criança.

Cadastrado por Marcelo Ramos

Postar um comentário

0 Comentários