Notícias

6/recent/ticker-posts

Quadrilha recruta pessoas em situação vulnerável para traficar drogas na Europa; saiba quanto pagava

 

Divulgação / PF 

Uma quadrilha de tráfico internacional de drogas recrutava "mulas" para levar cocaína até a Europa. As principais vítimas do grupo eram pessoas em situação de vulnerabilidade, a maioria, transexuais, e oferecia US$ 5 mil (cerca de R$ 27,8 mil) por viagem.

As informações são da Operação Body Packing, realizada pela Polícia Federal (PF), nesta terça-feira (4), para combater o tráfico de drogas a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

De acordo com a investigação, os voos partiam com destino a Paris, na França, ou a Lisboa, em Portugal. A cocaína era armazenada em malas com fundo falso ou engolidas pelas pessoas aliciadas pela quadrilha.

Cada "mula" ingeria até 120 cápsulas com cocaína. Segundo a PF, a quantidade varia de 800 gramas a 1,4 kg da droga.

Operação Body Packing

A operação deflagrada pela Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão na capital paulista, Goiânia e Brasília. Os alvos são acusados de organizar e aliciar as pessoas para realizar o transporte.

“Os recrutadores buscam pessoas vulneráveis ou em condições precárias”, afirma o delegado Edson Geraldo de Souza, da PF de Campinas. “Neste caso, a principal fonte de recursos humanos era o Nordeste”.

De acordo com o delegado, 18 pessoas flagradas tentando transportar o entorpecente, eram cabeleireiros. Destas, seis são mulheres trans.

Os suspeitos devem responder pelo crime de tráfico internacional de drogas. “Elas justificaram que correram o risco por necessidade de saúde, financeira ou familiar”, diz Edson Geraldo de Souza.

O grupo atuava pelo menos desde agosto de 2018, quando a PF localizou 2,7 kgs de cocaína com um casal. Em 2023, a Polícia já fez seis flagrantes de tráfico de drogas no Aeroporto Internacional de Viracopos. No total, foram apreendidos 11 kgs de cocaína.

Cadastrado por Bruno Guena

Postar um comentário

0 Comentários