Notícias

6/recent/ticker-posts

Banco Central deve manter juro em 13,75% devido a turbulências no sistema bancário mundial

 

Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil  

Banco Central, através do Comitê de Polícia Monetária (Copom) se reúne nesta quarta-feira (22) e deve permanecer a taxa de juros da economia estável em 13,75% ao ano, de acordo com a projeção de economistas do mercado financeiro. Esse é o maior patamar registrado desde novembro de 2016.

Caso confirmada, essa será a quinta reforma da taxa Selic nesse nível. A decisão será divulgada por volta das 18h30.

A reunião do Comitê desta semana ocorre em meio a tensões no sistema financeiro mundial, com a quebra de bancos, e de pressões por parte do governo federal para diminuição dos juros.

Definição dos juros pelo BC

O Banco Central se baseia no sistema de metas de inflação para estabelecer o nível dos juros. Quando a inflação está alta o BC amplia a Selic. Quando as estimativas para a inflação está alinhada com as metas, o Banco Central pode diminuir o juro básico da economia.

Atualmente, o BC já está ajustando a taxa Selic na tentativa de atingir a meta de inflação do próximo ano, uma vez que as decisões sobre juros demoram de 6 a 18 meses para terem impacto pleno na economia.

Para este ano, a meta de inflação foi fixada em 3,25% e será considerada formalmente cumprida se variar entre 1,75% e 4,75%.

A meta de inflação de 2024 é de 3% e será considerada cumprida se oscilar entre 1,5% e 4,5%.

Em doze meses até fevereiro, a inflação oficial calculou 5,60%, ainda acima das metas. O grande peso para o resultado do IPCA de fevereiro foi o grupo de Educação.

Para os anos de 2023 e 2024, o mercado avalia que o IPCA somará 5,95% e 4,11%.

Durante análise divulgada, a XP estimou que as perspectivas seguem desafiadoras para a inflação.

"As leituras recentes do IPCA mostraram núcleos de inflação ainda elevados e resistentes; o mercado de trabalho continua apertado, apesar de alguma acomodação recente; e as expectativas de inflação de médio prazo estão em alta, se afastando das metas", informou ao G1.

A expectativa do mercado financeiro é de que a taxa de juros comece a reduzir apenas em novembro deste ano, quando passaria para 13,25% ao ano. A projeção é de que a Selice encerre 2023 em 12,75% ao ano.

Cadastrado por Bruno Guena

Postar um comentário

0 Comentários